Xbox: Phil Spencer promete mudar a Windows/Microsoft Store para os jogadores de PC

Será justo dizer que o Windows 10 não tem cumprido as suas promessas, especialmente para os jogadores de PC, graças à fraca adopção do API DirectX12, às atualizações cheias de bugs ao SO e às muitas críticas relacionadas com a Windows/Microsoft Store, graças aos jogos exclusivamente UWP que lá podemos encontrar.

Talvez um dos aspetos mais entusiasmantes desta geração de consolas seja o início do programa Play Anywhere da Microsoft, que promete lançamentos de todos os futuros jogos first-party da companhia tanto para Xbox One como para PC, com funcionalidade cross-save e a possibilidade de comprar um jogo digitalmente numa das plataformas e poder jogá-lo na outra.

Neste momento, o processo de instalação de jogos através da Microsoft Store é pouco intuitivo e muitas vezes carregado de erros, faltando também compatibilidade com instrumentos aos quais os utilizadores recorrem frequentemente, como o MSI Afterburner, ou gravar gameplay com ferramentas como o Radeon ReLive ou Nvidia Shadowplay. Tudo isto torna a opção pouco atrativa para os jogadores de PC, já para não falar no quão difícil é passear pela loja virtual sem perder a paciência.

Porém, durante o evento X018, o chefe da Xbox, Phil Spencer, indicou que a companhia está comprometida com o PC gaming, e que tem planos para assumir um papel de maior liderança no desenvolvimento da Windows Store. Esperam os jogadores que isto resulte numa experiência menos frustrante, que, eventualmente, possa ser comparada ao Steam, GOG e até EA Origin.

“Acho que temos muito trabalho a fazer com o Windows… O Windows é algo com o qual estou muito comprometido, ouvi o feedback acerca da nossa Store. Vou assumir um papel de maior liderança no que se passa com a Windows Store, para a ajustar para os jogadores de PC, que sabemos quererem ver o melhor do que temos para oferecer,” disse Spencer.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share