Quantic Dream junta-se à NetEase Games

O gigante chinês NetEase adquiriu uma posição minoritária na francesa Quantic Dream, responsável por jogos como Detroit: Become Human, Beyond: Two Souls ou Heavy Rain.

No anúncio oficial pode ler-se que a medida tem o objetivo de “…aprofundar o desenvolvimento e distribuição de jogos online globais. A Quantic Dream vai continuar a operar de forma independente sob supervisão dos veteranos da indústria David Cage e Guillaume de Fondaumière… Este investimento estratégico visa apoiar a visão do estúdio em transformar-se numa companhia multi-franquia global, e desenvolver tecnologias e jogos avançados para o futuro.”

Curiosa a menção do “online” no comunicado, até porque como sabemos, a Quantic é conhecida maioritariamente pelo desenvolvimento de títulos focados em narrativas single-player.

“A indústria dos videojogos vai passar por uma grande evolução nos anos que se avizinham, com novo hardware a caminho, novos modelos de negócio para explorar e novas formas de jogo para inventar, disse o CEO da Quantic Dream, David Cage. “Queremos que a Quantic Dream assuma um papel chave neste entusiasmante futuro, e ter a NetEase ao nosso lado como parceiro estratégico vai permitir-nos expandir a nossa visão criativa e desenvolver o potencial da empresa. A NetEase percebe os valores da Quantic e partilha da paixão por jogos de elevada qualidade.”

Os últimos três jogos do estúdio, Detroit: Become Human, Beyond: Two Souls e Heavy Rain, foram exclusivos PlayStation, publicados pela Sony. Com esta mudança, não é claro como ou se a parceria vai continuar ao longo da próxima geração de consolas.

A NetEase é uma das maiores empresas de Internet e gaming do mundo, focando-se maioritariamente nos jogos online para PC e plataformas móveis. Estabeleceu uma parceria com a Blizzard para operar versões de World of Warcraft, Warcraft III, Starcraft II, Overwatch, entre outros na China, e no ano passado, fechou um acordo com a Bungie para “explorar novas direções”. Como sabemos, recentemente a Bungie anunciou a saída da alçada da Activision, mantendo o controlo sobre a propriedade intelectual Destiny.

“Com um forte foco no desenvolvimento próprio, estamos constantemente à procura de parceiros para complementar as nossas criações e desenvolvimentos da próxima geração de jogos”, disse Ethan Wang, VP da NetEase.

“A excelência da Quantic Dream no storytelling interactivo e a valiosa experiência que acumulou nas últimas duas décadas são exatamente aquilo que procurávamos. Temos o prazer de fechar este acordo de parceria com a Quantic Dream e esperamos criar incríveis experiências de jogo para pessoas de todo o mundo,” concluiu.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share