Jogos que poderão ser lançados na PlayStation 5

A discussão relacionada com a próxima geração de consolas continua, e promete aquecer à medida que nos aproximamos do final do ano. Recentemente ouvimos que parte dos estúdios internos da Sony trabalham já nos projetos que preencherão o catálogo da PlayStation 5, mas apesar dos possíveis jogos que daí sairão serem impossíveis de decifrar, alguns títulos já anunciados poderão perfeitamente fazer a transição.

De seguida podem encontrar um apanhado com alguns dos jogos first e third party que já estão em desenvolvimento para a PS4, mas que podem perfeitamente vir a ser lançados na PS5 (esperemos que cross-gen).

The Last of Us Part 2

Como um dos três jogos first party que a Sony anunciou, mas que não tem ainda uma janela de lançamento, The Last of Us Part 2 parece um provável candidato a dar o salto, sendo lançado na atual e próxima PlayStation.

Um pouco como o resto dos candidatos, vimos apenas um curto segmento de gameplay, e sabemos que ainda este ano a Naughty Dog contratou várias pessoas para trabalhar numa “sequela antecipada”. Com a enorme expectativa em torno do jogo, é natural que a Sony não tenha interesse em apressar as coisas.

O The Last of Us original é um dos jogos mais adorados da última geração, continuando uma referência para os títulos com uma forte componente narrativa, um exemplo de como fazer um videojogo de grande orçamento. A sequela é claramente um caso de um jogo para lançar sem pressa, apenas quando estiver realmente pronto.

Ghost of Tsushima

Outro jogo anunciado mas ainda sem data é o próximo da Sucker Punch, Ghost of Tsushima, que vimos em maior profundidade na E3 de 2018, depois do anúncio com um pequeno teaser trailer.

Ghost of Tsushima parece muito ambicioso, o mundo que vimos na amostra da E3 era deslumbrante, um cenário que beneficiaria claramente da atualização técnica que vem com um upgrade de geração. A Sucker Punch manteve-se em silêncio desde o lançamento de Infamous Second Son e First Light no início de vida da PS4, e embora fosse positivo ver o estúdio a fechar o ciclo da atual consola de sala, Ghost seria certamente um bom convite de entrada da próxima geração da Sony.

E já que falamos de Ghost of Tsushima e The Last of Us Part 2, porque não colocar também Death Stranding nos mesmos termos. A PlayStation 4 seria uma boa casa para o primeiro jogo da Kojima Productions, a PS5 seria uma garantia de que Hideo Kojima tinha os meios para nos surpreender a todos os níveis.

Cyberpunk 2077

Depois da apresentação inicial de Cyberpunk 2077 na E3, todos assumiram que o jogo da CD Projekt Red, com a sua densa e variada aventura em mundo aberto, seria next-gen, no entanto, ja na altura o estúdio reiterou que o plano passaria por lança-lo nas atuais consolas.

Mesmo com a garantia, Cyberpunk continua a parecer um excelente candidato a dar o salto para a PlayStation 5. Dependendo de quanto tempo tempo mais demora o seu desenvolvimento – a CDPR não parece estar com pressa – pode acabar por fazer sentido apontá-lo a um novo hardware. Afinal, Cyberpunk também está em desenvolvimento para o PC.

Final Fantasy 7 Remake

O remake de Final Fantasy 7 Remake não vai ser lançado nesta geração. Mesmo considerando que foi anunciado em 2015! Teve alguns problemas que atrasaram o seu desenvolvimento e existe uma grande expectativa sobre o que dali poderá sair. O diretor Tetsuya Nomura disse ao IGN em 2018 que o seu foco estava especialmente em Kingdom Hearts 3, sendo FF7 o seguinte da lista.

Considerando aquilo que sabemos do seu desenvolvimento, o remake não vai chegar antes da PlayStation 5. A única questão é se ainda chega para a PS5, ou se teremos de esperar pela PS6, PS7…

Beyond Good & Evil 2

A Ubisoft tem sido incrivelmente transparente com o desenvolvimento de Beyond Good & Evil 2 depois do anúncio do jogo na E3 de 2017. Graças a vários live streams e atualizações, sabemos que o jogo está a progredir, mas a sua desmedida ambição e uma beta prevista para 2019, levantam a questão, será possível cumprir uma data de lançamento em 2020? Não é preferível colocá-lo nas novas consolas?

Nioh 2

Anunciado com um breve teaser na E3 2018, o exclusivo Nioh está previsto regressar algures no tempo. Com o ciclo da PlayStation 4 a fechar-se, porque não guardar algumas armas exclusivas para o início da vida da PlayStation 5? Parece-nos uma decisão acertada.

Avengers Project

A Square Enix e a Marvel Games têm sido extraordinariamente cuidadosas com o Projeto Vingadores, jogo que conta com nomes de peso no seu desenvolvimento, e que de acordo com o que sabemos, será um projeto para vários anos. Para cumprir este potencial, é necessariamente um jogo para a próxima geração de consolas, caso contrário já estaria mais do que apresentado.

Elder Scrolls VI

Sabemos que o próximo jogo da famosa série RPG de mundo aberto da Bethesda está em desenvolvimento para a geração seguinte, queremos apenas reiterá-lo. O mundo de TES VI vai certamente beneficiar do hardware next-gen.


Adaptado das escolhas de Jonathon Dornbush por Aníbal Gonçalves, editor do IGN Portugal. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share