Marvel quis evitar cena final dramática de Spider-Man

Grande parte do sucesso do exclusivo PlayStation 4 Marvel’s Spider-Man, da Insomniac Games, está na forma como mistura um gameplay super competente com uma história onde somos o aracnídeo que conhecemos durante toda a vida, mas também o rapaz incerto e corajoso que se esconde por detrás da máscara, Peter Parker.

O jogo esconde muitas reviravoltas para a vida do Aranha e de Parker como consequência, incluindo um momento particularmente dramático no final, que não terá deixado ninguém indiferente.

Se já o jogaram sabem do que estamos a falar, caso contrário, fujam imediatamente dos spoilers que se escondem depois da galeria de imagens.

Durante o arco final da história de Marvel’s Spider-Man, Doctor Octopus liberta o perigoso vírus GR-27, conhecido como “Devil’s Breath” na cidade de Nova Iorque, anunciando uma crise que custaria a vida a milhões de pessoas.

Depois de derrotar o vilão, Peter toma posse de uma amostra do antídoto, que terá de ser usado para produção em massa, de modo a evitar a catástrofe. Há um problema no entanto, a sua Tia May, a “nossa” Tia May, está infectada e às portas da morte, sendo que o sobrinho é obrigado a tomar uma decisão: usar a amostra para salva a vida da mulher a quem deve tudo, ou fazer o que é [supostamente] correto, salvar milhões de pessoas.

A meio do processo de desenvolvimento, a Marvel mostrou resistência à ideia de matar May, já que isso provocaria uma divergência com o cânone do personagem, mas acabou por ceder e respeitar a liberdade criativa da Insomniac, dizendo-lhes, já perto do final do desenvolvimento, “ok, vocês mereceram. Podem matar a Tia May.” Podem ouvir a história contada pelo ator Yuri Lowenthal, que faz a voz de Peter Parker no jogo, durante o podcast The GameZone (por volta do minuto 55).

Se não o fizeram na altura do lançamento, convidamos-vos a ler a nossa análise a Marvel’s Spider-Man, um dos melhores jogos de 2018 para a consola de sala da Sony.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share