Guerrilla e Kojima decidiram o nome do motor Decima inspirados em factos históricos portugueses

O povo português é conhecido pelo domínio, em tempos, de grande parte do planeta, por serem grandes descobridores, e há mesmo quem diga que existe um português nos quatro cantos do mundo (o que é bem verdade).

Agora, e em declarações da Guerrilla Games relativamente à escolha do nome do seu motor de jogo Decima, descobrimos que existe um pouco de Portugal naquele que deu vida a Horizon: Zero Dawn e dará a Death Stranding de Kojima.

Durante a Reboot Develop, evento da indústria gaming que está a decorrer na Croácia, o co-fundador da Guerrilla, Hermen Hulst, revelou como a sua companhia e Kojima chegaram ao nome Decima.

A Guerrilla decidiu disponibilizar o seu motor de jogo à Kojima Productions, e uma vez que Kojima tinha já desenvolvido o Fox Engine para Konami, esta cedência foi vista com bons olhos por toda a companhia.

“Estava a falar com Michiel v.d. Leeuw, o nosso diretor técnico, e disse, ‘Sabes que mais, vamos dar o nosso código à Kojima Productions,” disse Hulst. “Eles não queriam acreditar que um estúdio como o nosso iria oferecer aquilo. Questionaram-se qual seria a razão. A razão, honestamente, passou por deixá-los fazer um jogo. A ideia de que podemos permitir que um estúdio daquele calibre possa fazer um grande jogo, e que nós somos uma parte desse jogo.”

A Guerrilla Games não tinha um nome para o motor de jogo ainda, e Hulst e Kojima acabaram por concordar em chamar-lhe Decima, o nome de uma ilha artificial em Nagasaki.

E aqui é que entra e parte interessante. A ilha Decima, também conhecida como Dejima, foi construída em 1634 como lar para os mercadores portugueses, uma maneira que o Japão encontrou de limitar a influência deles no seu país. Mais tarde, em 1641, os holandeses mudaram-se para esta ilha e tornou-se no único porto de troca do Japão com o resto do mundo.

Kojima é japonês, a Guerrilla é holandesa, e assim surgiu o nome para o motor de jogo. E uma vez que as duas companhias estão em constantes conversações, a Guerrilla Games conseguiu melhorar o motor de jogo.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter e Instagram

Share