Microsoft: Parceria para o jogo em nuvem foi ‘ideia da Sony’

A surpreendente parceria entre a Microsoft e a Sony, rivais na indústria de gaming, para o cloud gaming foi anunciada em maio, e deve fazer com que a Sony use os centros de dados Azure da Microsoft para o efeito, assim como para os seus serviços de streaming de conteúdo.

As duas companhias vão ainda explorar a colaboração em diversas áreas, como semicondutores e inteligência artificial. Agora, em conversa com a Fortune, Satya Nedella, CEO da Microsoft, disse que a Sony decidiu avançar para a parceria com a sua companhia porque pode “confiar” no modelo de negócios em nuvem da fabricante da Xbox, que afirma ser dependente do sucesso da rival.

“É um começo para todos nós. Antes de mais, foi tudo ideia da Sony. Olharam para quem seriam os parceiros nos quais podem confiar. Na verdade, ao que parece, apesar de sermos concorrentes, também fizemos parcerias.”

Nadella disse ainda que o motivo para essa confiança foi “o facto de termos um modelo de negócios estabelecido nas áreas para as quais fizeram a parceria connosco, onde nós dependemos do seu sucesso.”

“Nesse sentido, vamos fazer o nosso melhor trabalho para eles, seja na nuvem ou na IA, seja o que for, de forma a nos certificarmos que a Sony terá sucesso na criação das suas próprias PI’s.”

Mas a Microsoft também pretende tirar partido deste memorando de entendimento.

“Eles têm também – para além do gaming – outras mais-valias, como dispositivos interessantes e negócios de silicone (chips), que podem ser interessantes no contexto do que estamos a fazer com o Azure.”


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share