Joker: Tudo o que Sabemos do filme com Joaquin Phoenix

Joker vai regressar ao grande ecrã ainda este ano quando estrear o novo filme protagonizado por Joaquin Phoenix, que contará uma história de origem do personagem, que promete ser das mais controversas de que há memória. Não é fácil para quem já viu diferentes autores e meios tentarem explicar a origem da sua loucura.

Uma das coisas que sabemos do filme do realizador Todd Phillips é que a origem do vilão de Joaquin Phoenix não terá precedente nos comics, ou seja, não vai retirar inspiração direta de nenhum arco da DC Comics. De seguida podem conferir um apanhado de tudo o que sabemos sobre o filme, que recordamos, vai estrear no Festival de Veneza no final deste mês.


Joker – Data de Estreia

Joker é o próximo filme da DC a agraciar-nos cinema. As filmagens terminaram em dezembro de 2018, sendo que depois de ser mostrado à audiência do Festival de Veneza, Joker chegará a todo o mundo no início de outubro, 3 de outubro no caso português.

São boas notícias para os fãs da DC, que este ano apenas tiveram Shazam!, se não o fizeram na altura, podem conferir aqui a nossa análise.

Joker – Trailer

Phillips deu-nos um primeiro vislumbre sobre Joker através do espetacular trailer lançado em Outubro de 2018 (no topo da página), onde Phoenix surge ainda antes de abraçar a vida do crime, e depois já de maquilhagem completa, como o personagem que tão bem conhecemos.

Para uma análise de todos os detalhes que conseguimos identificar a partir do trailer, confiram a galeria de imagens em baixo:

Joaquin Phoenix (The Master) é Arthur Fleck/The Joker. Esta será a primeira participação do ator numa adaptação de comics. Em julho, Phoenix disse que era “uma sensação única, de certa forma é o seu próprio mundo, e talvez, e principalmente, me assuste a valer ou algo do género. Pode acabar por ser aquilo que mais te assusta.”

O elenco inclui ainda Zazie Beetz (Deadpool 2), Sophie Dumond como o suposto interesse amoroso de Arthur, Frances Conroy (Six Feet Under) como a mãe de Arthur, Penny, e Robert De Niro como Murray Franklin, um famoso apresentador de televisão. O personagem de De Niro será, ao que tudo indica, próximo daquele que interpretou em The King of comedy, e pode ter um importante papel na transformação de Arthur.

Joker vai incluir diferentes personagens familiares aos fãs de Batman. Brett Cullen será Thomas Wayne, embora deva tratar-se de uma versão menos romantizada do personagem em relação ao que estamos habituados. Alec Baldwin era o favorito mas teve de deixar o papel por causa de conflitos de calendário. Também no filme estarão Douglas Hodge como Alfred Pennyworth, Dante Pereira-Olson com um jovem Bruce Wayne, Marc Maron como agente de Arthur, Ted Marco, Brian Tyree Henry como enfermeiro, Bryan Callen, Bill Camp e Shea Whigham, em papéis secundários ainda por revelar.

Joker: O Enredo

Joker será, como começamos por dizer, uma história de origem para o Príncipe do Crime. Passado em 1981, explora a vida de um comediante falhado que luta com uma doença mental, que se acabaria por transformar no mais temido vilão da cidade de Gotham.

tratar-se da primeira adaptação Rated R do universo Batman…

O filme quebra a tradicional abordagem da DC, primeiro por não estar diretamente relacionado com o DCEU, e depois por tratar-se da primeira adaptação Rated R do universo Batman, ou seja, para maiores de 16 anos.

Com exceção do filme de Tim Burton em 1989 (Batman), Joker nunca tinha recebido um nome próprio ou uma origem definitiva no live action. Mesmo nos comics, Batman: The Killing Joke e Batman: Zero Year sugeriram o passado do vilão, mas sem nunca abdicar de apimentar a história com dúvidas no final, tendo Joker como duvidoso narrador.

Não é expectável que o filme explore a relação entre Batman e Joker, considerando que Bruce será apenas uma criança durante o período em que o filme se desenrola. Quem será um personagem central é o seu pai, Thomas Wayne, sendo que o filme pode representar a família com alguns segredos obscuros por detrás, como fez o jogo da Telltale para quem conhece.

Recentemente passeou-se pela internet um suposto guião que garantia que esta será a mais controversa e surpreendente adaptação de comics para cinema até à data, é possível que isso esteja relacionado com o modo como os Wayne são caracterizados.

Joker e a Relação com o DCEU

A possível ligação de Joker com o universo que a Warner tem desenvolvido até aqui gerou alguma confusão, no entanto, Todd Philips foi claro quando garantiu que o filme não tem qualquer ligação com os restantes onde Batman participa.

Não é parte do DC Extended Universe, nem tem ligações com os anteriores filmes do morcego. É um projeto totalmente independente, que explora a origem de Joker de uma forma que provavelmente não seria possível como parte de um universo maior e interligado. Philips afirmou ainda que não devemos esperar que o filme resulte numa franquia maior ou sequer numa sequela.

Joker é ainda a primeira amostra da vontade da Warner Bros. e DC em produzir filmes independentes e de orçamento mais reduzido, que estão separados dos mega projetos como Batman v Super-Homem (2016) ou Liga da Justiça (2017).

O interessante é que Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça estabeleceu que os Wayne foram assassinados em 1981, o mesmo ano em que Joker tem lugar. Apesar disso, a versão de Phoenix será a de um Joker bem diferente da interpretada por Jared Leto em Esquadrão Suicida (2016).


Aníbal Gonçalves é apenas mais um tipo normal e desinteressante, que tem a sorte de ser apaixonado por coisas super interessantes. Podes segui-lo em @Darthyo

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *