FIFA 20 – Análise

Apesar da época futebolística ter começado no início do mês de agosto, é apenas em setembro que, para muitos, se dá o pontapé de saída a todo o gás. A espera pela nova iteração do seu simulador de excelência termina e o campo virtual torna-se por muitas vezes mais importante que as quatro linhas reais. Um desses simuladores, talvez o mais popular, é FIFA 20, que este ano entrega a sua visão das origens da paixão pelo desporto rei, uma pequena homenagem à infância de grande parte dos aficionados.

O novo modo, inspirado no futebol de rua e futsal, intitulado VOLTA, é a grande novidade deste ano. Numa comparação rápida com a entrega do ano passado, VOLTA substitui Alex Hunter, mas traz também consigo um novo modo história, desta feita virado para o futebol de rua. Mas não se trata apenas de uma campanha, dando aos jogadores uma nova forma de se entregarem ao jogo, trocando as tradicionais linhas pelas tabelas. No final de contas, é como se tratasse de uma junção entre a tradicional entrega anual e um FIFA Street.

A campanha do novo modo não é nada de transcendente, colocando vários desafios ao jogador à medida que este vai viajando pelo mundo na tentativa de levar a sua equipa de amigos à final do Mundial. Em cada um dos países, o jogador terá de vencer partidas de 3 para 3 sem guarda-redes, 4 para 4 com e sem guarda-redes e partidas de 5 para 5, à semelhança do futebol de salão, mas com tabelas. Na sua essência, este novo modo VOLTA traz a jogabilidade que já conhecemos para um campo de dimensões mais curtas e assenta num tipo de jogo mais habilidoso, repleto de dribles e jogadas bonitas.

Tudo começa com a criação do nosso personagem, através de um editor bastante profundo, que nos acompanhará durante toda a história. À medida que vamos progredindo, e tal como um verdadeiro RPG, o jogador vai subindo o seu rating e preenchendo a árvore de habilidades com novos atributos. No final de cada partida, podemos recrutar um jogador do adversário com o intuito de manter a nossa equipa o mais equilibrada possível. Cada um deles tem um rating e set de habilidades, bem como um local favorito para jogar, influenciando a química da equipa, tal como acontece no FIFA Ultimate Team.

Obviamente que este modo não se fica pelo modo história, oferecendo a oportunidade de enfrentar amigos e desconhecidos em ambiente local e online, num sistema em todo semelhante às divisões que encontramos na experiência online de futebol de 11, torneios secundários, entre outras coisas. O sistema de personalização também entra aqui, onde escolhemos o nome da nossa equipa, o logo e, obviamente, o recinto que servirá de casa.

Tudo isto faz com que VOLTA Football seja um modo de jogo enorme, e apesar das cerca de 7/8 horas de duração da campanha, todo o conteúdo oferecido faz com que lhe dediquemos muitas mais. De referir ainda que, através do modo Pontapé de Saída, podes jogar com qualquer equipa de FIFA 20 em partidas de 3, 4 ou 5 jogadores, ou seja, essas horas só tendem a aumentar.


Continua…

Share