Jogos que podem ser lançados com a PS5

A PlayStation 5 ganhou recentemente uma janela de lançamento para a época natalícia de 2020, ano que tem já uma série de grandes jogos previstos, nomeadamente da Sony, que pode fazer de muitos deles cross-platform entre PS4 e PS5. Se não o fizeram ainda, recordem alguns dos jogos já anunciados para a atual consola da Sony, mas que podemos acabar por jogar na próxima geração (galeria de seguida).

Obviamente que, além dos jogos que poderão cruzar os dois sistemas, para vender a nova consola, ou seja, para convencer os jogadores a atualizar as suas máquinas de jogo, a Sony vai precisar de fazer a PS5 acompanhar-se de algumas ofertas exclusivas, não só de estúdios internos da Sony, como de Third-parties que tirem partido do poder oferecido pela consola.

Com isso em mente, preparamos uma lista de possíveis jogos que podem acompanhar a PS5 na fase de lançamento, melhorando ainda mais um ano que promete muita oferta para os jogadores da Sony.

Assassin’s Creed

Assassin’s Creed deixou de ser uma série anual, mas continua, ao lado de Far Cry, uma aposta firme e contínua da Ubisoft. Os pilares de design da série mudaram em direção a modelos de progressão cada vez mais variados, no entanto, se há algo que se tem mantido é a trajetória de crescimento em escala, dos mundos de jogo, das histórias interligadas e da fidelidade visual.

Rumores sugerem que o próximo Assassin’s Creed será lançado em 2020, girando em torno da temática Viking. Normalmente apontado para o final do ano, a série tem tudo para ser candidata ideal a exibir as potencialidades das novas consolas, incluíndo a PlayStation 5. Como multiplataforma dificilmente seria lançado em exclusivo nas novas máquinas, mas é nelas que brilharia mais intensamente.

Jogos de Desporto

Outros candidatos clássicos de fim de ano que podem servir de montra perfeita para a nova consola são os jogos de desporto, que movimentam milhares de edições a cada ano, considerando os simuladores mais populares nos diferentes territórios.

Em Portugal vivemos obcecados pelo futebol, que tem em FIFA e PES os maiores representantes, nos EUA são as série Madden e NHL, e depois ainda há a série NBA 2K, que ocupa os lugares cimeiros dos tops de vendas a cada ano em diferentes territórios. Podem apostar que os maiores fãs de qualquer uma destas ofertas em 2020, vai querer a melhor versão possível da mesma.

Novo Uncharted

Na galeria referimos a possibilidade de uma sequela para Horizon, mas a verdade é que a Sony tem uma outra série no catálogo com fortes probabilidades de continuar depois de O Legado Perdido. Falamos claro de Uncharted, que mesmo tendo visto terminar o arco de Nathan Drake com Uncharted 4: O Fim de um Ladrão, pode e deve continuar, abrindo um novo capítulo para a franquia.

Novo First-Party da Sony

E por falar em séries exclusivas, que foram parte do segredo do sucesso da PlayStation 4, porque não inaugurar o ciclo de vida de uma nova consola, com uma nova propriedade intelectual? A Playstation 4 fê-lo com Knack, jogo que viria a receber uma sequela anos depois, sendo perfeitamente possível que a receita se repita em 2020, com a PS5.

Knack 3

Alguém falou em Knack? “Knack could be back”! Mark Cerny é novamente o arquitecto da nova consola da Sony, já depois de ter estado atrás do projeto para a sequela de 2017. Tratando-se de uma aventura para toda a família, que ainda por cima é capaz de exibir as potencialidades técnicas da consola, seria uma boa forma de repetir a receita, juntando ao terceiro título algo que não tenha sido possível fazer com Knack 2.

Alguns Indies

Não é preciso inundar a Playstation 5 de ofertas, especialmente se se confirmarem as anunciadas possibilidades de retrocompatibilidade, que basicamente significam que terão a vossa biblioteca de jogos Playstation Plus (galeria de seguida) disponível desde a primeira hora, lembram-se certamente do sucesso de ofertas como as de Resogun, um indie que foi considerado como uma das melhores ofertas iniciais da Playstation 4, algo desse género encontra no lançamento de um novo sistema, a altura ideal para se lançar.


Aníbal Gonçalves é um tipo normal e desinteressante, que tem a sorte de ser apaixonado por coisas super interessantes. É frequente vê-lo a mandar uns bitaites no Twitter como @Darthyo.

Share