The Witcher: Qual foi o último desejo de Geralt com Yennefer?

Se viram o episódio 5 da série do Netflix, The Witcher “Bottled Appetites,” uma questão deve estar ainda a pairar nas vossas mentes, qual foi o último desejo de Geralt ao djinn? Primeiro as más notícias: Ninguém sabe.

A dúvida sobre o desejo de Geralt dura desde que Andrzej Sapkowski publicou a primeira curta The Last Wish, no longínquo ano de 1993. Parece evidente que o escritor quis alimentar o mistério, permitindo que a imaginação da audiência pudesse vaguear, especulando sobre o que Geralt desejou.

Algum contexto: “A história de The Last Wish detalha a primeira vez que Geralt e Yennefer se conhecem. O Lobo Branco liberta um djinn e ganha o direito a pedir três desejos, sendo que o primeiro quase mata o seu amigo Dandelion (Jaskier na série). Sem perceber que tudo foi resultado daquilo que ele próprio disse, Geralt procura quem o possa ajudar, acabando no encalço de Yennefer.

Passando ao final da história, quando Yen tenta capturar o djinn para que este restaure a sua capacidade de ter filhos (algo que perdeu na transformação em feiticeira), Geralt percebe que o processo pode matá-la. É então que o vemos murmurar algo, causando a fuga do djinn e deixando Yennefer em segurança. Os dois têm um momento de sexo apaixonado e nunca mais deixam de namoriscar ao longo da saga.

A cena desenrola-se de forma muito próxima ao que vimos na série do Netflix. Na curta, Yennefer ouve o que Geralt diz e parece emocionada com isso. Na série, nem ela nem a audiência fazem ideia.

Esta é a reação de Yennefer no livro:

“‘Espera,’ ela sussurra. ‘Esse teu desejo… Eu ouvi o que desejaste. Fiquei parva, absolutamente surpreendida. Esperava tudo mas… o que te levou a fazê-lo, Geralt? Porquê. . . porquê eu?’ … ‘Nem sei se um desejo como esse pode ser cumprido. Não sei se existe uma força na natureza capaz de cumprir um desejo assim. Se existir, então acabaste de te condenar. Condenaste-te a mim.'”

Na série as coisas não se desenrolam exatamente da mesma forma. Descobrimos no episódio 6, “Rare Species,” que o segredo de Geralt não foi perceptível a Yennefer. Podemos ainda assim assumir, pelo sorriso de Geralt quando ela o questiona sobre o segredo, que esteve relacionado com ela de algum modo, motivo para o caminho dos dois estar destinado a cruzar-se.

Ela não fica propriamente feliz com isso. Nos livros, Yen confessa frustração por não ser capaz de discernir se os seus sentimentos para com Geralt são verdadeiros, ou o resultado do desejo e portanto, inválidos. Mas então, qual foi o desejo de Geralt? Existem algumas teorias populares, que têm por base o resto da sega,

A teoria mais provável é que o desejo de Geralt tenha sido ligar o seu destino ao de Yennefer

Esta é a teoria mais popular e talvez a única que podemos tomar como facto. Sabemos que Geralt se encontra ligado a Yennefer em todas as versões da história, sente-se incitado a salva-la. Ao desejar que os seus destinos se interliguem, tira vantagem de uma fragilidade do djinn. Os djinns não podem matar o seu mestre, o que em teoria, o impediria de magoar Yen.

A sua relação contínua desde aí, reforça esta teoria, além do facto do “destino” ser um dispositivo fundamental no storytelling de The Witcher — um conceito com o qual Geralt combate repetidamente. Existe uma grande variedade de versões para esta teoria, incluíndo uma que propõe que o desejo tivesse sido o de ligar a sua morte com a de Yennefer, na prática o resultado é o mesmo.

The Witcher 3 parece reforçar a teoria, mesmo que tenha sido desenvolvido pela CD Projekt Red e que por isso mesmo não seja cânone. (No jogo Yennefer parte numa aventura para encontrar um djinn e cancelar o desejo de Geralt, de modo a descobrir se os seus sentimentos por ele são reais ou o resultado do desejo).

Teoria pouco popular: Geralt deseja ter um filho com Yennefer

Esta teoria é articulada com o conhecimento sobre unidade familiar que sabemos um dia resultar na tríade Geralt, Yennefer e Ciri, juntamente com a intensa vontade de Yennefer ser mãe um dia. Se esse foi o desejo de Geralt, então ele também estaria a utilizar a fragilidade do djinn em não poder matar o seu mestre. Afinal, não podes ter um filho se estiveres morto.

Nesta altura da história, Ciri ainda não tinha nascido, mas Geralt sabia que teria uma criança à sua responsabilidade graças à Law of Surprise. Este desejo iria ligar os três, cumprindo o desejo de Yennefer no processo. Ainda assim, de acordo com o utilizador Rand al’Thor, numa discussão no Stack Exchange, o próprio Sapkowski negou a possibilidade.

E vocês? Qual pensam ser o desejo de Geralt na série do Netflix? Deixem-nos saber nos comentários em baixo, e se ainda não o fizeram, confiram a nossa análise livre de spoilers.


Aníbal Gonçalves é um tipo normal e desinteressante, que tem a sorte de ser apaixonado por um monte de coisas interessantes. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share