Protestos em Hong Kong passam da vida real para GTA Online

Os protestos que duram há mais de seis meses em Hong Kong entre os habitantes do território e as forças policiais chinesas passaram da vida real para as ruas digitais de Grand Theft Auto Online, conta-nos o CNN Business.

Estes protestos online começaram quando os jogadores que vivem em Hong Kong começaram a vestir os seus avatars de forma semelhante aos protestantes, nomeadamente com roupas pretas, máscaras de gás e capacetes de proteção amarelos.

hong kong

De acordo com o CNN, estes jogadores começaram a imitar os atos da vida real em GTA 5, como confrontar a polícia, vandalizar estações de comboio, entre outras coisas. Não demorou que os jogadores da China continental dessem conta do que se estava a passar e começaram a retaliar, aos vestirem-se de polícias e usarem armas de fogo.

Em conversa com o CNN Business, o streamer chinês Mickey Chang descreveu uma das batalhas online que sucederam em GTA 5 Online. De acordo com Chang, os jogadores de Hong Kong atiraram cocktails molotov contra os polícias de intervenção controlados pelos chineses. Os apoiantes do continente responderam com canhões de água e gás lacrimogéneo, antes de saírem vitoriosos graças ao seu grande número.

Os protestos em Hong Kong já duram há mais de seis meses, depois da introdução de um projeto lei que permitiria que os residentes de Hong Kong pudessem ser extraditados para serem julgados na China. Este projeto lei foi então retirado, mas os protestos continuam com o intuito de aplicar investigações sobre a corrupção na aplicação da lei e para uma maior liberdade democrática


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

Share