Overpass – Review – Não é sobre andar rápido

Uma curiosidade no que respeita ao desporto motorizado adaptado a videojogo é que esta categoria está longe de se resumir aos habituais filões. Se as produções da Codemasters ganharam mais caminhos recentemente, por via da aquisição de alguns estúdios, juntando-se aos já habituais Gran Turismo, Forza (Motorsport e Horizon) e Mario Kart, somos regularmente brindados com algumas surpresas. É assim desde os primórdios desta indústria. Dos tempos mais recentes e só para citar alguns exemplos, contam-se Richard Burns Rally pela assoberbada dificuldade, TT Isle of Man pela reprodução categórica de uma das mais exigentes provas de duas rodas (é mais uma competição de luta conta o crono), e ainda Spintires: Mudrunner, lamacento e que boas impressões me deixou.

Estas talvez não sejam as melhores produções ou os jogos melhor acabados, porque provêm quase sempre de estúdios reduzidos e de orçamentos modestos e por qualquer coisa boa que acrescentem outra fica por cumprir. No entanto, captam pela surpresa e sobretudo por um certo risco em avançar alguma ideia ou conceito, como é o caso deste Overpass, nos seus terrenos irregulares e acidentados, o que o difere dos demais. Aqui não há grandes corridas a abrir contra adversários controlados pelo computador ou por outros jogadores.

O cerne do jogo está em contornar os obstáculos, dando a volta num terreno bastante acidentado e repleto de pontos traiçoeiros, se quisermos é quase uma espécie de jogos sem fronteiras na lama, a bordo de um buggy ou de uma quad. Temos bem larga memória das produções arcade e dos simuladores. São títulos galvanizadores, que com mais ou menos experiência alguém pode jogar. Overpass não é bem um simulador, requer uma abordagem diferente e até mais cautelosa. É um jogo no qual prevalece a sensação de física, o contacto do veículo com a superfície e o nosso desembaraço em lidar com cada obstáculo, cuja variedade e imprevisibilidade da reacção do carro à nossa velocidade em avançar rápido para a meta, torna a luta contra o cromo especialmente épica.

Mais…

Share