Ori and the Will of the Wisps – Onde está a nossa análise

O embargo para a publicação das análise do novo jogo dos Moon Studios, Ori and the Will of the Wisps levantou hoje, dia 10 de março de 2020. Apesar de estarmos há dias envolvidos com o exclusivo Microsoft, entendemos que motivada pelo estado atual do jogo, a nossa experiência não nos permitia dar-vos uma visão fidedigna sobre a sua qualidade, e por isso decidimos adiar a publicação do texto alguns dias.

Para dar-vos algum contexto, na altura em que nos cedeu o código para review, a Microsoft pediu que jogássemos a sequela numa Xbox One X de modo a desfrutar da melhor versão, com uma performance apenas possível na mais poderosa máquina de jogos da Xbox. A questão é que nem todos os jogadores possuem a mais recente consola da família, e ainda que sejam admissíveis diferenças de framerate e resolução, nada nos podia preparar para a experiência que nos esperava na Xbox One.

Mais do que quebras do rácio de fotogramas, o jogo exibe interrupções frequentes, quebras totais que tornam a experiência intolerável, num jogo que é por natureza de ritmo frenético e reação rápida, mantendo-nos num estado de constante “flow”. Pessoalmente detesto castigar os títulos pela sua performance técnica, que nos dias que correm está condenada a ser melhorada/corrigida via atualizações e na verdade, tem pouco a ver com a qualidade intrínseca do jogo, mas nunca me tinha passado pelas mãos um caso como este.

Ontem enquanto jogava comentei com quem estava a meu lado, “este jogo está incrível, mas isto é impossível de ignorar, não dá para jogar assim.” Com o lançamento do patch day 1 e por entender que não estaria a ser justo com o estúdio e com vocês que o vão encontrar nas lojas a partir de amanhã, se tentasse evidenciar as suas qualidades a partir de uma experiência manchada por problemas técnicos destinados a resolução, decidi adiar o lançamento da análise uns dias.

Desde domingo que a versão Windows 10 está estável, sendo essa mesmo que vamos utilizar hoje para uma transmissão no nosso canal do Twitch. Ori and the Will of the Wips vai receber uma atualização que garante a experiência desejada na Xbox One e Xbox One S, estamos novamente envolvidos com ele e vamos trazer-vos a nossa opinião ainda esta semana.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share