Criada biblioteca virtual em Minecraft para evitar a censura em países oprimidos

Os Repórteres sem Fronteiras criaram a Uncesored Library, um mapa de Minecraft que inclui dezenas de livros virtuais que contêm artigos que foram censurardos em vários países do globo.

Muitos países censuram blogues, jornais e sites que não partilhem a visão dos seus regimes, mas o Minecraft escapa a essa censura. Os repórteres sem fronteiras, em parceria com a Blockworks, uma companhia que constrói experiências singulares dentro de Minecraft, criaram uma biblioteca virtual, recheada de livros que contêm literatura proibida em vários países.

Lançada recentemente, esta biblioteca de Alexandria virtual contém 200 livros, com mais a serem adicionados com o passar do tempo, que incluem artigos escritos por jornalistas presos, censurados e até assassinados. O mapa contém espaço suficiente para o crescimento físico da biblioteca.

Com uma equipa de 18 construtores, esta biblioteca é composta por cerca de 12.5 milhões de blocos. Com raízes na arquitetura neoclássica, as várias alas deste edifício são inspiradas em vários países e estão adornadas com monumentos e obras de arte virtuais que exaltam os valores da liberdade de expressão.

Podes visitar o site da Uncensored Library para ficares a saber mais e podes ver aqui o trabalho por detrás desta ode à liberdade. Se quiseres visitar esta biblioteca, tens aqui o link para sacares a versão mais recente do mapa.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share