Final Fantasy 7 – O mais influente RPG de todos os tempos

Com a chegada de Final Fantasy 7 Remake, disponível a partir de hoje na PlayStation 4, decidimos recuar 23 anos no tempo até esse saudoso dia de 17 Novembro de 1997, quando Final Fantasy 7 foi lançado na Europa para a PS1. Isto porque começamos a pensar no impacto desse jogo da, na altura, Squaresoft e como acreditamos que é mesmo o RPG mais influente de todos os tempos. Com o passar dos anos, a sua qualidade permanece intacta e não parece surgir outro jogo que chegue perto do impacto que teve numa geração e até em toda a indústria.

Especialmente para os jogadores Europeus, que até então passaram completamente ao lado da série Final Fantasy (não por culpa nossa) e que teriam neste Final Fantasy 7 a sua primeira amostra desta aclamada série japonesa. Tornou-se num autêntico furor ler sobre a iminente chegada de um desconhecido fenómeno Japonês que finalmente daria um ar da sua graça, logo com o seu mais épico jogo. Por estes lados, o conceito de um JRPG que misturava fantasia com steampunk, apostava em temáticas profundas e cuja narrativa assentava em várias camadas, envoltas em mistério e exploradas passo a passo, era algo praticamente inacreditável. Foi um dos primeiros jogos a fazer-te sentir que os videojogos não eram apenas coisa de criança, coloridos e simplistas.

Após meses a assistir praticamente ao mesmo trailer, repleto de espectaculares FMVs e ocasionais cenas de combate em que os personagens se assumiam com um tom incrivelmente real e fixe, a verdade é que perto do lançamento ainda era difícil perceber o que era Final Fantasy 7. A espectacularidade visual e sonora dos trailers despertavam uma curiosidade incontrolável e quase às cegas, a Europa desejava conhecer aquele incrível salto do 2D para o 3D que marcaria uma geração inteira.

Mais…

Share