The Last of Us: Parte 2 está novamente envolto em polémica.
Antes do anúncio da nova data, chegará às lojas a 19 de Junho de 2020, surgiram várias informações altamente sensíveis que parecem ter sido uma medida de protesto contra a Naughty Dog, por parte de um ex-funcionário descontente.
Talvez ciente do iminente anúncio da data de lançamento, esse funcionário decidiu revelar gameplay e praticamente todo o enredo deste The Last of Us: Parte 2, numa tentativa de prejudicar o interesse em torno do jogo.
A Naughty Dog decidiu reagir não só ao anúncio da nova data, mas também à situação em torno da fuga de informações e pede que uses ferramentas para evitar spoilers e se os quiseres saber, não partilhes com quem não quer.
“Sabemos que os últimos dias têm sido incrivelmente difíceis para ti,” começa a Naughty Dog na sua mensagem.
“É desanimador ver a partilha de vídeos pré-lançamento do desenvolvimento. Dá o teu melhor para evitar spoilers e pedimos que não reveles spoilers aos outros.”
“The Last of Us: Parte 2 estará nas tuas mãos em breve. Independentemente do que ouves e vês, a experiência final valerá a pena.”
A message from the studio: pic.twitter.com/f0TzIZXUIB
— Naughty Dog (@Naughty_Dog) April 27, 2020
Além da mensagem da Naughty Dog, diversos dos principais responsáveis pelo jogo decidiram reagir à situação.
Neil Druckmann e Kurt Margenau da equipa criativa recomendam o bloqueio de palavras relacionadas com The Last of Us: Parte 2, nas redes sociais e Youtube, para que não surjam spoilers que não queres ver.
Mesmo os que não estão à procura deles estão a encontrar informações sensíveis sobre o jogo.
Heartbroken for the team. Heartbroken for our fans. We?re still incredibly excited to get the game into your hands. ?? https://t.co/QWKLU6I6Q3
— Neil Druckmann (@Neil_Druckmann) April 27, 2020
Endure and Survive. And Mute. https://t.co/ymfT3SGzAJ
— Kurt Margenau (@kurtmargenau) April 27, 2020
Além dos principais criativos na Naughty Dog, também Jason Scheier, ex-Kotaku que avançou em primeira mão as condições de trabalho na Naughty Dog e a polémica do crunch, comentou a situação.
Schreier partilhou que já conversou com funcionários da Naughty Dog que estão incrédulos com o que o seu colega fez e que isto prejudica o trabalho de todos os trabalhadores.
“É espantoso como muitas pessoas que estão a reagir a isto não parecem compreender que os funcionários na Naughty Dog (incluindo os dois com quem acabei de falar) podem estar furiosos com a cultura do crunch e devastados por ver o seu árduo trabalho ser exposto.”
“Esta acção não prejudica apenas a gestão, prejudica os funcionários.”
It’s amazing how many people responding to this don’t seem to get that devs at Naughty Dog (including a couple I just talked to) can be both infuriated by crunch culture AND devastated that their hard work just leaked. This action doesn’t just hurt management — it hurts workers
— Jason Schreier (@jasonschreier) April 27, 2020
Uma coisa parece certa, esta situação apenas veio confirmar o incrível interesse em torno deste lançamento pois somente um projecto com tamanha promissora magnitude poderia despertar algo com esta escala.
Seja pelo ódio que estamos a ver espalhado pela internet por parte de quem, inexplicavelmente, decidiu odiar um videojogo e todos os que o querem jogar ou pela incompreensível necessidade de arruinar a experiência aos outros, algo que nem devia existir numa indústria de entretenimento, isto apenas parece indicar que The Last of Us: Parte 2 está num patamar com o qual poucos conseguem sonhar.