Mafia: Definitive Edition – Gameplay e Novos Detalhes

A 2K Games e o estúdio Hangar 13 revelaram finalmente uma amostra de gameplay de Mafia: Definitive Edition, o remake do original de 2002. O lançamento está previsto para 25 de setembro de 2020, isoladamente por $39.99, ou como parte do Mafia: Trilogy, que vai custar $59.99. Aqui na Europa espera-se uma tradução direta para o Euro, como é aliás habitual. Além do remake do primeiro jogo, Mafia: Trilogy traz as remasterizações de Mafia 2 (análise aqui) e Mafia 3.

O novo vídeo de 14 minutos de Mafia 1, que podem conferir de seguida, exibe bem o esforço de reconstrução a cargo do Hangar 13, que contou com a ajuda de alguns dos produtores originais da 2K Czech (Illusion Softworks).

Ryan McCaffrey do IGN US conversou com Haden Blackman sobre o nascimento do projeto para um remake de um jogo com quase 20 anos, conversa onde este explicou que “foi uma proposta que veio da própria equipa. Temos várias pessoas que trabalharam no Mafia original e que o viram como uma boa oportunidade enquanto trabalhavam para preencher a lacuna entre Mafia 3 e o próximo projeto no qual estamos a trabalhar.”

Não devemos esperar um remake cena-por-cena. Blackman disse que sabiam desde o início que “a narrativa central vai aguentar-se bem.” Não tinham grandes “plot holes, o ritmo e número das missões funcionava. O tom, setting e tema – a era da proibição – estávamos convencidos que tudo isso se iria aguentar. Depois, quando começamos a analisar a camada seguinte, foi quando percebemos que precisaríamos de trazer as coisas para os padrões modernos. A forma como contamos a história, a qualidade das cinemáticas e a representação de certos personagens.”

Blackman refere-se a ajustes feitos na história, que dá à esposa de Tommy Angelo, Sarah, mais do que a cena única que teve no jogo original. Outra coisa que foi alvo de alterações foi a condução, que vai no sentido de dar mais liberdade aos jogadores – literalmente, já que os limites de velocidade são impostos pela polícia in-game. Em Mafia: Definitive Edition tens a opção de usar o novo modelo de condução ou usar a original. “Estamos a tentar apelar a novos fãs, mas também deixar que os existentes saibam que estamos conscientes do que é importante para eles.”

As estradas são também mais largas, e o esquema de Lost Heaven foi ligeiramente alterado para ter mais waypoints visíveis para o jogador, uma escolha para a qual também contribuiu o facto da distância de visualização ser hoje muito mais longa do que era em 2002, graças ao poder do hardware atual. O remake é “desenvolvido, desde a sua base, no motor de Mafia 3. Mas continuamos a efectuar melhorias nele.”

Quanto a possíveis versões do jogo para as novas gerações, consolas que vão chegar no final do ano, Blackman disse que “Não podem falar de nada atualmente, mas é definitivamente algo que temos estudado.” Aquilo que pôde oficializar é que Mafia: Definitive Edition vai correr em modo de compatibilidade com a PS5 e Xbox Series X, no mínimo.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share