Reveladas as razões do adiamento de Halo Infinite

Surgiram notícias de que o desenvolvimento de Halo Infinite tem vindo a ser fortemente prejudicado por casos de outsourcing excessivo e pela série televisiva de Halo, que provou ser uma “distração significativa”.

Um trabalho de investigação levado a cabo pela publicação online Thurrott alega que o atraso no lançamento de Halo Infinite foi provocado por uma série de fatores, entre eles a grande fatia de trabalho que foi alocada a estúdios exteriores.

De acordo com a publicação, a 343 Industries “recorreu ao outsourcing para desenvolver uma parte significativa do jogo”. Embora esta prática seja comum nos casos de jogos AAA, a reportagem sugere que neste caso em particular, o nível de “outsourcing” foi excessivamente alto, o que causou imensas dificuldades em termos de comunicação e coordenação.

De acordo com a fonte da Thurrott, o uso de mão de obra externa à empresa causou grandes dores de cabeça aos produtores. Aparentemente o trailer revelado durante a E3 de 2019 de Halo Infinite foi feito através de outsourcing, quando o jogo ainda nem se encontrava num estado jogável, criando expetativas irrealmente altas para as demos do jogo. O artigo sugere que as equipas de marketing e engenharia “residem em planetas diferentes” o que também criou dificuldades na mensagem do jogo.

A investigação também aborda a partida de figuras de relevo da 343 Industries, como Tim Longo e Mary Olsen. Ambos diretores criativos, abandonaram o estúdio em 2019. Os recentes rumores que sugeriram que Halo Infinite iria ser lançado sem modo multijogador também foram corroborados de certa forma, confirmando que os produtores do jogo consideraram mesmo lançar o jogo em partes para cumprir o prazo de lançamento inicial.

Para além de tudo isto, uma das fontes da Thurrott também afirmou que a série televisiva de Halo também tem sido uma “distracção significativa” para o estúdio. A fonte anónima adianta que a série tem “sido a prioridade, em vez de se focarem no progresso e desenvolvimento de Halo Infinite de forma a garantir o cumprimento do prazo estabelecido”.

Originalmente, Halo Infinite deveria ser lançado a par das novas consolas da Microsoft, mas agora os fãs de Master Chief terão de esperar até 2021 para tomar controlo do soldado mais icónico da Xbox.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share