A Xbox Series X consegue correr Assassin’s Creed Unity a 60fps

Alguns podem dizer que foi simplesmente muito ambicioso para plataformas nas quais foi lançado. Em 2014, o espetacular Assassin’s Creed Unity da Ubisoft puxou pelos limites da tecnologia de diversas formas. A sua recriação de uma Paris Revolucionária é rica em detalhe, repleta de centenas de residentes no ecrã, numa cidade que além de maior detalhe no exterior, também introduziu interiores de grande detalhe. Combinado com os avanços na renderização de personagens e uma iluminação global espantosa que ainda hoje tem um aspeto incrível, Unity tinha tudo para ser uma obra de arte. O problema foi que não corria muito bem.

A Ubisoft admitiu que o foco na tecnologia foi exagerado, ao ponto de prejudicar o produto final, que corria mal na PS4 e Xbox One. Mesmo no PC foi preciso esperar anos por CPUs e GPUs para o correr bem. Curiosamente, nas versões de consola, em alguns casos, corria melhor na consola menos poderosa da Microsoft, apesar da resolução 900p nas duas, um indício da extraordinária carga exercida sobre a CPU e da pequena vantagem na velocidade da Xbox One. Após atualizações, melhorou, mas foi preciso esperar pela PS4 Pro e pela Xbox One X para conseguir correr o jogo próximo de 30fps fixos.

Agora, com a chegada da Xbox Series X, é finalmente possível jogá-lo a 60fps numa consola e são 60fps fixos. É uma das experiências mais transformadoras que já vi através da retrocompatibilidade. Um jogo conhecido pela sua performance má corre agora praticamente na perfeição. Na verdade, ultrapassar o limite dos 30fps não é fácil. Exige que os jogadores tenham acesso ao disco original e bloqueiem qualquer atualização. O código original é diferente pois corre com um rácio de fotogramas desbloqueado, mau na altura do lançamento, mas 6 anos depois permite-nos usar este incrível poder CPU nos processadoes Zen 2 da consola de próxima geração.

Mais…

Share