Jogos de terror e suspense para a época de Halloween

Aproximamo-nos a grande velocidade do Halloween, o dia das bruxas como o conhecemos por cá, período em que as pessoas celebram o oculto, mas mais que isso, as iconografias que são geralmente usadas como base das obras de horror, vampiros, zombies, esqueletos e claro, as bruxas. A origem da celebração não é consensual, acredita-se ter raízes pagãs, mas há também a hipótese de possuir origens cristãs, motivo para ser celebrado na véspera da festa ocidental do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro.

À boleia das celebrações, as marcas aproveitam para disponibilizar produtos e serviços relacionados, desde fantasias que alimentam as tradições dos festejos, filmes, doces, ou no caso dos videojogos, títulos com uma história ou temática mais sombria, que são lançados ou salientados na mesma altura da celebração do Halloween. Estes podem seguir o caminho direto do horror, ou mesmo subverter a temática, impondo contraste com figuras mais leves ou elementos de cor mais vibrante, que contrastam com a palete sombria à sua volta. Esta subversão é aliás uma parte importante das celebrações de Halloween, daí o laranja das abóboras ser tão predominante na iconografia do período.

Para que entrem verdadeiramente no espírito da época, destacamos alguns jogos de fácil acesso, que garantem colocar-vos no mood certo para começar a bater à porta dos vizinhos em busca de rebuçados. Um deles é um dos fenómenos do gaming atualmente, três estão atualmente disponíveis à distância de uma subscrição, enquanto o último é uma das melhores propostas do meio no que ao horror diz respeito.

Phasmophobia

Phasmophobia, o jogo da Kinetic Games, tornou-se num dos mais recentes fenómenos do gaming, combinando lindamente com a época de Halloween e desafiando grupos de jogadores para a resolução conjunta de desafios de cariz paranormal.

É descrito como um co-op de horror psicológico para 4 jogadores, encarregando-nos com a tarefa de investigar fenómenos paranormais usando equipamento especial para conseguir o máximo de informação possível de modo a descortinar qual o fantasma que se encontra a assombrar um determinado local. Disponível em modo “normal” ou VR, possui 10 tipos diferentes de fantasma, que têm a particularidade de conseguir ouvir as nossas vozes através do voice chat, mais assustador do que isto, é difícil.

Phasmophobia alcançou recentemente a primeira posição da Steam, isto já depois de se ter revelado um sucesso de visualizações na plataforma de streaming, Twitch.

Medievil

Exemplo de um jogo que lida com o tema da morte de um forma divertida, que contrasta com o ambiente propositadamente sombrio onde Sir Daniel Fortesque regressa do túmulo para impedir a invasão do Reino de Gallowmere, enquanto se tenta redimir dos pecados cometidos.

Inspirado no filme de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack, Medievil evoca ao mesmo tempo a temática de Halloween. Recebeu no ano passado, por coincidência (ou claro que não) pela época de Halloween, um remake para a PlayStation 4 com visuais atualizados para os padrões atuais, jogo que está atualmente disponível nas ofertas do PlayStation Now.

Se ainda não o fizeram podem recordar a nossa análise ao remake, que elogiamos pelo factor nostálgico e consideramos como “um triunfo técnico”.

Doom Eternal

A id Software provou ser possível desenvolver e aprimorar a fórmula apresentada em 2016 com o renascimento de Doom, lançando aquele que é um dos melhores first person shooters dos últimos anos, isto, se apreciam ação frenética e gameplay “push-forward” que a série criada por John Romero e John Carmack, celebrizou.

Dono de um dos melhores design de níveis que me recordo de experimentar na franquia, e mesmo no género, Doom Eternal é referência de grotesco, com montanhas de demónios para dilacerar constantemente, pelo meio de cenários que despertam um misto de espanto, curiosidade e nojo difíceis de evitar. Geralmente nessa ordem.

Doom Eternal foi muito elogiado na nossa análise, é extremamente recente e um dos melhores lançamentos de 2020, estando atualmente disponível através do Xbox Game Pass.

Days Gone

Uma história de amor do SIE Bend Studio, assente no cenário pós-apocalítico de Oregon, onde o protagonista Deacon St. John percorre um amplo mundo aberto na sua mota, evitando simultaneamente uma horda de mortos-vivos, a que chamam de Freakers, decididos a arrasar com toda a vida em redor.

Embora assente em pressupostos tradicionais dos open world, a atmosfera imposta pelo estúdio de desenvolvimento impõe tensão quando somos avassalados pela morte sob forma de vagas de Freakers, em contraste com momentos de solidão, no seio de uma palete de cores muito neutra, que evoca a ausência de vida no mundo arrasado. Se não o fizeram na altura, convidamos-vos a recordar a nossa análise.

Days Gone é um dos exclusivos PlayStation 4 da atual geração, que figura este mês nas ofertas do PlayStation Now, além de estar em desconto nas promoções de Halloween da PS Store.

Resident Evil 2

Poucas séries de terror são tão famosas como Resident Evil, e nesse registo, poucos títulos foram tão conseguidos como Resident Evil 2, sendo que aqui nos referimos ao remake que a Capcom lançou no ano passado, e que mereceu uma nomeação para os GOTY2019.

O quadro de referência onde a ação se desenrola, a cidade de Gotham, com enfoque na esquadra de polícia que é onde grande parte do jogo tem lugar, é uma lição em montagem de uma atmosfera de terror, capaz de promover a manutenção da tensão mesmo quando o gameplay não a impõe, com a utilização da música, a certeza de que um certo Mr. X pode aparecer em qualquer altura e uma excelente utilização das chamadas “zonas cegas”, que aproveitam a perspetiva introduzida por Shinji Mikami em Resident Evil 4.

Resident Evil 4 foi um dos jogos mais bem classificados pelo IGN Portugal em 2019, recordem aqui o que dissemos na altura, é amplamente recomendado aos fãs do género e obrigatório para os seguidores da franquia. Se ainda não o jogaram, está atualmente em desconto nas promoções de Halloween da PlayStation Store.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share