História da Franquia Rainha da Activision: Call of Duty

Não será exagerado dizer que a série Call of Duty é uma das mais bem sucedidas de sempre no universo dos videojogos, sendo por isso fundamental para a Activision, uma das maiores editora do meio, que desde 2003, quando o primeiro título da série chegou ao mercado, garante ter sempre uma nova iteração em desenvolvimento.

Inspirada na veterana série Medal of Honor, Call of Duty mudou para sempre a face dos shooters na primeira pessoa. Começou com raízes familiares, retratando diferentes frentes dos confrontos que marcaram o destino da História, mas foi “molhando os pés” em variados territórios e fantasias, fazendo viagens ao futuro ou até ao oculto, com o popular modo zombies.

Call of Duty é uma das mais bem sucedidas de sempre no universo dos videojogos

Inicialmente a responsabilidade do desenvolvimento pertencia à Infinity Ward e Treyarch, com algumas exceções ocasionais em jogos fora da linha principal, mas depois da colaboração para o desenvolvimento de Call of Duty: Modern Warfare 3 em 2011, a Sledgehammer Games juntou-se ao grupo, apresentando Call of Duty: Advanced Warfare e completando o tridente que é hoje responsável pelos jogos anuais da franquia.

Para conferirem a evolução da série, preparamos uma galeria especial com os jogos e respetivas capas dos Call of Duty ao longo dos anos. Podem conferi-la de seguida.

Alguns marcos e recordes da franquia Call of Duty:

  • Em 2003, o primeiro Call of Duty conquistou 8 distinções Game of the Year (via wiki).
  • Em 2005, Call of Duty 2 foi o primeiro jogo a passar um milhão de cópias vendidas na Xbox 360, tornando-se no mais vendido desse ano.
  • Em 2007, Call of Duty 4: Modern Warfare foi o mais vendido do ano, passando as 10 milhões de cópias vendidas em junho de 2008 (via cnet).
  • Em 2009, Call of Duty: Modern Warfare 2quebrou o recorde de GTA IV como o produto de entretenimento que mais dinheiro arrecadou no primeiro dia de mercado.
  • Call of Duty: Advanced Warfare foi o primeiro da série exclusivamente a cargo da Sledgehammer Games.
  • Call of Duty: Black Ops III foi o maior novo produto de entretenimento em 2015.
  • Call of Duty: Modern Warfare Remastered foi o que mais dinheiro gerou em 2016.
  • Em 2019, a franquia tinha arrecadado qualquer coisa como $14 mil milhões e vendido mais de 300 milhões de cópias desde o primeiro jogo (via Twitter).
  • Em outubro de 2019, Black Ops era o mais vendido da série Call of Duty, seguido de muito perto por Modern Warfare 3 (via Forbes).
  • Em 2020, impulsionado pelo sucesso do modo Warzone, a Activision informou que Call of Duty: Modern Warfare vendeu mais cópias num único ano do que qualquer outro na franquia (vg247).

No final desta semana chega às lojas o novo Call of Duty: Black Ops Cold War, desenvolvido pela Treyarch com o apoio do estúdio Raven Software e a caminho do PC, PlayStation 5, Xbox Series X, PlayStation 4 e Xbox One. Vai mergulhar os jogadores no período da Guerra Fria, num enredo que envolve conspirações e operações clandestinas sob comando da CIA.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share