História dos Comics: Tinkerer, o vilão de Spider-Man: Miles Morales

Spider-Man: Miles Morales é um dos jogos mais desejados por quem conseguiu comprar uma PS5, mas o spin-off da Insomniac Games também foi lançado para a PS4 e por isso, foram muitos aqueles que já mergulharam em Nova Iorque na pele de Miles Morales, para defender Harlem dos interesses obscuros da megacorporação Roxxon e do vilão conhecido como The Tinkerer.

Se já leste muita banda-desenhada do cabeça de teia ou segues os filmes do UCM, provavelmente reconheces o nome. O caso de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é particular porque a Insomniac usou uma versão bastante diferente de Tinkerer, para terem uma ideia exata das distâncias e semelhanças, decidimos explorar as origens do personagem nos comics e como tem sido representado na animação, filmes e videojogos.

  • Quem é o Tinkerer?
  • A origem de Tinkerer
  • Poderes e Habilidades
  • As Invenções mais Nefastas
  • Tinkerer do Ultimate Universe
  • Tinkerer na TV, Filmes e Videojogos
  • Tinkerer em Spider-Man: Miles Morales

Quem é o Tinkerer?

Ser um vilão no universo da Marvel é particularmente difícil quando não temos super-poderes, habilidades mágicas ou um gene mutante capaz de fazer frente a heróis como o Homem-Aranha. Esses antagonistas estão condenados a servir de “saco de pancada” e a passar grande parte do tempo atrás das grades, recorrendo frequentemente à ajuda de mentes como a The Tinkerer.

Ser um vilão é difícil quando não temos super-poderes

Ele é a força motora por detrás de vários “vilões tecnológicos” do universo Marvel. Como inventor, construiu um lucrativo negócio de desenvolvimento de gadgets, uniformes e diferentes tipos de arma capaz de acrescentar um poder real a um criminoso comum. Muitos oponentes famosos do Homem-Aranha recorreram à sua ajuda, desde o Abutre, Mysterio ou o próprio Kingpin.

A Origem de Tinkerer

The Tinkerer é um dos mais antigos antagonistas do Homem-Aranha, sendo também um dos mais velhos na sua galeria de vilões. O personagem apresentou-se em The Amazing Spider-Man #2 (1963), o mesmo número que introduziu Mysterio (Quentin Beck), como mais um dos personagens criados por Stan Lee e Steve Ditko.

Cientista e inventor brilhante, Phineas Mason costumava viver como um humilde proprietário de uma loja de reparações, a Phineas’ Fix-It. Mas depois de uma sucessão de desilusões e de um crescimento do seu desprezo pelos super-heróis, decidiu virar-se para o mundo do crime, usando a sua loja como fachada para as atividades ilícitas.

The Tinkerer é como o Iron Bank de Game of Thrones para o universo Marvel. Geralmente não suja as mãos, ficando a assistir aos desenvolvimentos à distância, enchendo os bolsos no processo. É possível argumentar que nem sequer é exatamente um vilão, é mais um oportunista. Mesmo depois de tornar-se Tinkerer, Mason manteve uma saudável relação com o seu filho, o agente secreto Rick. É até uma figura trágica, obrigado a lamentar a morte da sua esposa, filho e neto, em diferentes versões dos comics.

Certas histórias representaram Tinkerer de forma mais sombria. Secret War (2004) revelou que o negócio de Tinkerer era na verdade financiado por Latveria (Nação de Dr. Doom), na esperança de destabilizar os EUA aumentando a quantidade de vilões com acesso a tecnologia perigosa.

Poderes e Habilidades

The Tinkerer não tem quaisquer poderes ou habilidades inatas, mas é um incrível engenheiro e inventor. As suas criações podem não chegar ao nível das de Tony Stark ou Reed Richards, mas foram elas que permitiram que dezenas de criminosos conseguissem cometer atrocidades e enfrentar heróis como o Homem-Aranha.

Raramente Mason usa as suas próprias invenções, prefere vendê-las ao melhor preço. Já aconteceu ter de defender-se contra compradores que o tentaram enganar ou não queriam pagar o devido. É frequente desenvolver sistemas de segurança nos seus dispositivos, permitindo-lhe sabotar as próprias criações se alguma coisa correr mal.

pjimage12

A Invenções mais Nefastas

São muitos os vilões da Marvel que devem as suas capacidades a Tinkerer. A longo dos anos o inventor desenvolver uniformes ultra capazes para Scorpion, Grim Reaper, Stilt-Man, Rocket Racer, Blizzard, Beetle, Grizzly. entre muitos outros.

No entanto, em toda a história, certas invenções destacaram-se. Na sua primeira aparição, juntou-se a Quentin Beck para criar uma complexa ilusão que envolveu toda a cidade de Nova Iorque, fazendo parecer que tinha sido invadida por aliens. Depois do breve episódio em que o Homem-Aranha usou o Spider-Mobile, Kingpin contratou os serviços de Tinkerer para recuperar o carro e virá-lo contra o antigo dono.

Even Spidey's own gadgets aren't safe from the Tinkerer. Nem os dispositivos do aranha estão a salvo do Tinkerer.

The Tinkerer é uma figura tão predominante no submundo do crime, que chegou a servir de intermediário quando Eddie Brock estava a morrer de cancro, ajudando a organizar o leilão do symbiote de Venom.

A conquista mais impressionante de Mason foi uma que usou para benefício próprio. Desenvolveu um fato robótico e criou a identidade falsa, Hophni Mason, fazendo-se passar pelo seu próprio irmão. Conhecido apenas como The Mason e fingindo ser um benevolente inventor, começou a trabalhar com diferentes heróis, catalogando em segredo as suas fraquezas.

Tinkerer do Ultimate Universe

Como muitos vilões, The Tinkerer recebeu uma reconfiguração quando foi introduzido no universo Ultimate, no início dos 2000s. Nesse universo,The Tinkerer e Phineas Mason são na verdade dois personagens separados. Mason é representado como muito mais jovem, membro de um grupo governamental de jovens prodígios.

O papel de Tinkerer é ocupado por um personagem chamado Elijah Stern, ex-funcionário da Roxxon, que se vira contra o patrão depois de ser despedido. É mais tarde pressionado a trabalhar com a SHIELD, embora isso não o impeça de tentar matar o Homem-Aranha ou de ajudar Norman Osborn a equipar o Sexteto Sinistro com novas armas. Eventualmente, Stern é interrogado e morto por Prowler, tio de Miles Morales.

De certa forma, esta versão reconfigurada de Tinkerer parece ter inspirado o jogo de Miles Morales, em particular no que concerne ao conflito com a organização Roxxon. Vale a pena lembrar que Miles Morales também fez a sua estreia no universo Ultimate da banda-desenhada da Casa das Ideias.

The Tinkerer na TV, Filmes e Videjogos

  • TV: Apesar de ter uma longa história na banda-desenhada do Homem-Aranha, demorou até que víssemos Tinkerer numa das muitas animações do aracnídeo. Este só apareceu em Spectacular Spider-Man (2008), pela voz de Adcox-Hernandez, uma versão de um jovem inventor que trabalhava para vilões como Mysterio e Tombstone. Tinkerer tem ainda um papel recorrente na atual série Marvel’s Spider-Man (voz do ator Aaron Abrams), onde é frequente enfrentar o herói a solo, ou na companhia de Scorpion.
  • Filmes: Tinkerer apareceu em Homem-Aranha: Regresso a Casa (2017), interpretado por Michael Chernus. Mason trabalha para uma firma gerida por Adrian Toomes (Michael Keaton), que depois de perder um lucrativo contrato para a Damage Control de Tony Stark, se vira para o mercado negro vendendo a tecnologia futurista encontrada nos escombros da Batalha por Nova Iorque (Os Vingadores) e nos restos deixados pelo exército de Ultron (Vingadores: A Era de Ultron). Foi Tinkerer quem criou o fato de Abutre para Toomes e as mãos usadas por Shocker. Mason consegue escapar durante o filme, sendo previsível voltarmos a vê-lo no futuro do UCM.
  • Videojogos: Tinkerer tem uma longa carreira nos videojogos do Homem-Aranha, que começou muito antes de Spider-Man: Miles Morales. A primeira aparição do personagem aconteceu em Spider-Man vs. the Kingpin da veterana Master System (1991), mas podemos vê-lo também em Spider-Man: Shattered Dimensions da Nintendo DS (2010) e Spider-Man: Web of Shadows (2008), onde desenvolve uma máquina para ajudar o aranhiço a derrotar humanos infetados pelo symbiote, sem matar o hospedeiro. Marvel: Ultimate Alliance 2 (2009) também dá a Tinkerer um papel de relevo, a história do jogo é largamente inspirada nos arcos Marvel’s Secret War e Civil War, com o enredo a girar em torno da ideia de que Mason está envolvido com Lucia von Bardas, de Latveria, para armar super terroristas.

The Tinkerer em Spider-Man: Miles Morales

Spider-Man: Miles Morales introduz uma nova e renovada versão de Tinkerer, que partilha apenas alguns elementos com a versão original. A maior mudança neste caso deve-se ao facto da personagem ser uma mulher. Passado um ano depois dos eventos de Marvel’s Spider-Man, com Nova Iorque apanhada no fogo cruzado entre a Roxxon e a unidade ao comando de Tinkerer, conhecida por Underground.

Aviso: SPOILERS para a história de Spider-Man: Miles Morales, da Insomniac Games!

Ao longo do jogo, descobrimos que esta versão de Tinkerer tem uma forte ligação com Miles. A personagem é Phin Mason, uma amiga de infância de Morales, que tem uma queda para as invenções. O irmão mais velho de Phin, Rick, é um ex-funcionário da Roxxon que criou uma poderosa fonte de energia chamada Nuform. Depois de Rick ser fatalmente envenenado pelo Nuform e ver o seu trabalho roubado, Phin adopta a identidade de Tinkerer com o objetivo de destruir a Roxxon, vingar Rick e expor os perigos do Nuform. O conceito de Tinkerer como um oportunista que cria tecnologia para outros vilões, é totalmente abandonado.

Phin não é caracterizada como uma vilã no jogo, mas antes uma adversária de Miles por força das circunstâncias. O seu arco culmina com um sacrifício para salvar Morales, conseguindo expor os crimes da Roxxon no processo.


Adaptado do texto de Jesse Schedeen por Aníbal Gonçalves, editor do IGN Portugal, antigo residente de Azeroth e super-vilão nas horas vagas. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share