Cyberpunk 2077 patch 1.10/1.11 – será que o jogo melhorou na PS4 e Xbox One?

A CD Projekt RED prometeu um patch importante para o Cyberpunk 2077 em Janeiro e o estúdio assim o fêz, com a versão 1.10 a prometer uma série de correções de bugs, melhorias de estabilidade e – pelo menos para a PlayStation 4 – a promessa de atualizações de desempenho reais. E isto é crucial porque não temos absolutamente nenhuma dúvida de que as falhas podem ser retificadas e os glitches removidos, mas a questão fundamental é a seguinte: o hardware da geração anterior tem a potência para fornecer um nível consistente de desempenho que esteja muito mais próximo do objetivo 30fps? A análise do desempenho da versão 1.10 dá-nos otimismo em alguns aspetos, mas ainda há uma montanha para escalar.

Naturalmente, a versão 1.10 foi desde então atualizada com hotfix 1.11, que fornece essencialmente uma atualização para corrigir um par de bugs, mas a principal otimização e o impulso de estabilidade introduziram melhorias na gestão da memória, e abordaram uma grande variedade de bugs. O que é curioso são as otimizações específicas da plataforma: fala-se de otimização de multidões para a PS4 Pro e PlayStation 5, mas certamente que a PS4 base também deveria melhorar? E porque é que estas otimizações não iriam também melhorar a situação para os utilizadores da Xbox One. Por seu lado, a plataforma da Microsoft viu a gestão da memória mudar, especificamente em torno da criação de personagens, espelhos, digitalização de câmaras e muito mais.

Curiosamente, porém, os nossos testes sugerem que há mais melhorias – e uma vez que são as originais PS4 e a Xbox One que realmente precisam de muito trabalho, essas são as plataformas que inicialmente escolhemos para dar uma vista de olhos. Algo que podemos relatar de imediato: não vimos o jogo a crashar, ou a bloquear. Isto não quer dizer que não tenhamos encontrado falhas e bugs – definitivamente encontrámos – mas limpar os problemas de colisão e proporcionar uma experiência mais estável é provavelmente o objetivo número um da CD Projekt RED. Obviamente, os nossos testes estão limitados a uma pequena área do jogo, mas para nós isto é um passo em frente significativo para o jogo.

Mais…

Share