Espécies de aliens foram cortadas de Mass Effect: Andromeda devido a orçamento e… cosplay

Mass Effect: Andromeda poderia contar com dez novas espécies, mas estas foram cortadas devido a limitações de orçamento, escopo e… cosplay.

Uma das grandes críticas feitas a Mass Effect: Andromeda foi a ausência de novas espécies alienígenas, especialmente depois da trilogia original nos introduzir os Krogan, Asari, Drell, Batarians, Salarians, Turians, Quarian, Prothean, Hanar, Elcor, Keepers, Volus, Collectors, Geth, Reapers, Vorcha, entre outros.

Mas, alegadamente, o plano original passava pela introdução de várias novas espécies, segundo os produtores do jogo que falaram recentemente com o TheGamer, assinalando que estas novas espécies acabaram por serem riscadas.

Segundo Neil Pollner, escritor sénior de Mass Effect 3 e que escreveu algumas partes para Andromeda, diz que era complicado que o projeto correspondesse às expectativas, não só “pela fasquia alta estabelecida pela trilogia original, mas pelas expectativas lógicas adjacentes ao facto de Mass Effect ir para uma galáxia totalmente nova.”

No entanto, e tal como assinala Pollner, “só nos foi dado orçamento para duas novas espécies, mais os Remnant. E não podíamos incluir todas as espécies de Milky Way.” Isto fez com que a história fosse desenvolvida com enormes limitações e os jogadores recebessem algo que “sentiam ser muito mais pequeno do que aquilo que receberam anteriormente.”

Chris Hepler, outro escritor de longa data da franquia, revelou que propôs cinco ou seis novas espécies, e que o ex-escritor da BioWare Jo Berry sugeriu alguns que “eram espetaculares.”

Dorian Kieken, o diretor de design no início da produção de Andromeda, explicou que alguns dos conceitos iniciais foram cortados porque um dos principais objetivos de Mass Effect Andromeda era facilitar o trabalho dos fãs que quisessem fazer cosplay dos personagens.

“Uma das forças da trilogia original Mass Effect é que podes fazer cosplay de praticamente todos os personagens alienígenas – exceto Hanar, embora não subestime a criatividade de alguns cosplayers,” disse Kieken. “A intenção em Andromeda era introduzir novas raças que poderiam viver no reino do cosplay, o que provavelmente levou ao abandono de alguns conceitos mais loucos.”

São certamente erros que a BioWare não quer voltar a cometer no seu próximo projeto Mass Effect. Até lá, podem voltar à trilogia original em maio, com o lançamento da Mass Effect Legendary Edition.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter

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