PS5: Processo legal contra a Sony segue em frente

A Sony encontra-se debaixo de fogo, tendo sido alvo de um processo legal, relativo ao stick drift do DualSense. O processo acusa a Sony de ter uma conduta “fraudulenta, enganosa, ilegal e injusta.”

O procedimento legal teve origem na semana passada, com a Chimicles Schwartz Kriner & Donaldson-Smith LLP (CSK&D) a arrancar com um inquérito relacionado com potenciais problemas no DualSense. Nos documentos providenciados à IGN internacional, o processo é movido em nome de Lmarc Tuner e “todos aqueles numa situação semelhante.”

A queixa descreve o comando DualSense da PS5 como “defeituoso”, pois contém “um defeito que resulta em personagens ou jogabilidade movendo-se no ecrã sem controlo do utilizador ou operação manual do joystick,” um fenómeno conhecido como ‘stick drift’. O processo alega que a Sony sempre esteve a par destes problemas.

O processo também alega que as opções da Sony para a reparação do comando são extremamente limitadas. Supostamente, o portal dedicado da Sony para problemas com hardware está a experienciar um acumular de casos, redirecionando os consumidores para o apoio ao cliente, o que resulta em “longos tempos de espera” e “labirintos de mensagens pré-gravadas”, antes que os consumidores falem com um operador.

A ação judicial procura um julgamento de forma a obter “compensação monetária por danos sofridos, tutela declaratória e medida cautelar pública.” Os documentos apontam para “acusações de violação de garantia excessiva, violação de garantia implícita de comercialização, enriquecimento injusto e violações da Lei de Proteção ao Consumidor da Virgínia.”

Lmarc Turner, residente do estado norte-americano da Virgínia, alegadamente comprou a sua PlayStation 5 no dia 5 de fevereiro de 2021, tendo-se deparado com o problema de drift no próprio dia. Turner entrou em contato com o apoio ao cliente da Sony, que lhe recomendou que desligasse e voltasse a ligar a consola, algo que não resolveu o problema. Como tal, Turner comprou outro comando. “Caso o queixoso soubesse do problema de drift antes de comprar a sua PS5, não a teria comprado ou teria pago substancialmente menos por ela,” como se pode ler no processo legal.

Para além do testemunho de Turner, os documentos mostram vários exemplos de comentários nas redes sociais relativos ao stick drift, com jogadores a queixarem-se deste problema com comandos acabados de estrear ou com apenas alguns dias de uso. A CSK&D aponta também para relatos de drift em comandos DualShock 4, o predecessor do DualSense, argumentando que são prova do conhecimento da Sony acerca deste defeito.

O processo diz que não “há indicação” de que a Sony tenha desenvolvido uma solução para o drift no DualSense e que “simplesmente realiza um tipo de pequena renovação e envia o Controlador DualSense de volta para consumidores, ainda defeituosos e suscetíveis à manifestação do stick drift n o futuro.”

Concluindo, o processo quer que a Sony cesse as suas práticas comerciais “ilegais, enganosas, fraudulentas e desleais,” e pede a criação de um programa de recolha ou substituição gratuita dos comandos DualSense, a par de indemnizações compensatórias.

Quem sofre bastante com stick drift é a Nintendo Switch, que soma processos legais devido à fragilidade dos sticks dos Joy-Cons. Mães e filhos uniram-se para processar a Nintendo, a consola já foi considera um dos produtos mais frágeis em França e a Nintendo até já pediu desculpa publicamente pelo sucedido.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share