Modder reduz tempos de loading de GTA Online em 70%

Há muito que os tempos de loading de GTA OInline são por serem extraordinariamente grandes mesmo em PC’s topo de gama. Agora, um modder descobriu uma forma de cortar os tempos de loading em 70% graças a uns ajustes no código do jogo.

O utilizador tostercx publicou o código, embora tenha deixado o aviso que é mais uma prova de conceito do que propriamente uma solução exequível. Para além disso, tostercx também partilhou uma explicação de todo o processo.

Os enormes tempos de loading, que no caso de tostercx atingiram os seis minutos, devem-se em parte a código não otimizado e a um ficheiro JSON de 10 MB, que contém mais de 60 mil entradas. Sempre que um item é encontrado, o jogo corre o ficheiro outra vez, num processo que se repete várias vezes, o que segundo as estimativas do modder, leva a cerca de 1,984,531,500 de operações.

A isto junta-se o facto de o jogo apenas carregar de um núcleo do CPU do modder. Depois de algumas alterações ao código, tostercx foi capaz de reduzir o tempo de loading para um minuto e 50 segundos, uma melhoria de 69.4% face ao valor original.

Ainda de acordo com tostercx, esta alteração não deve ocupar mais de um dia de trabalho aos produtores do jogo.

Agora resta saber se a Rockstar vai pegar nos conselhos que o modder deixou para resolver uma das maiores críticas de GTA Online.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share