Twitch vai introduzir novas formas de controlar o chat

A Twitch está a preparar novas ferramentas para que os criadores de conteúdo possam controlar o seu chat, numa tentativa de colocar um ponto final aos ataques de ódio e abusos que se tornaram demasiado comuns na plataforma.

De acordo com o jornalista Zach Bussey e o streamer DraconTV, os utilizadores da Twitch em breve vão poder definir o nível de verificação que os seus espetadores precisam de ter para poder falar nas suas streams. Atualmente, apenas existe a opção para verificação por email, mas as novas opções vão tornar possível exigir uma verificação de número de telemóvel.

A verificação pode ser aplicada de forma geral ou de acordo com outros fatores, como por exemplo, a data em que as contas foram criadas, há quanto tempo seguem o streamer ou se é a primeira vez que usam o chat de um criador de conteúdo.

Estas potenciais mudanças surgem após uma parte significativa da comunidade da Twitch ter demonstrado o seu descontentamento para com as políticas da plataforma, acusando-a de não fazer o suficiente para proteger os criadores vítimas de assédio constante.

A verificação de contas através de número telefónico já tinha sido sugerida por vários criadores de conteúdo, que já reagiram a esta possibilidade, mostrando-se animados com as novas funcionalidades, que têm o potencial de marcar a diferença e finalmente solucionar um problema que perdura há imenso tempo.

As novas ferramentas de verificação marcam mais uma medida da Twitch, que nos últimos tempos tem feito um esforço para revitalizar a plataforma, tentando solucionar alguns dos problemas que afetam os streamers. Para além de ter processado legalmente dois utilizadores responsáveis por raids de ódio, a plataforma vai banir quem pedir repetidamente reembolsos.

Mais recentemente, a Twitch deu também um passo em direção a uma possível solução para os processos DMCA. Em cima da mesa está um acordo de licenciamento com a National Music Publishers Association, que permite aos criadores de conteúdo usar músicas nas suas livestreams, sem medo de um castigo.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share