Ex líder da PlayStation duvida que Sony lance jogos simultaneamente na PS5 e PC

Shawn Layden, o antigo executivo da PlayStation, duvida que a Sony vá algum dia adoptar a estratégia de lançar os seus exclusivos simultaneamente na PS5 e no PC, como acontece por exemplo com a concorrente Microsoft.

A verdade é que temos visto cada vez mais jogos PlayStation a chegar ao PC, Horizon Zero Dawn, Days Gone ou Death Stranding, por exmeplo, e depois ainda existem formas alternativas dos jogadores da plataforma acederem aos exclusivos da Sony, como o PlayStation Now, serviço que dá este mês as boas-vindas a The Last of Us Parte 2.

É uma estratégia positiva, que dá aos jogadores do PC a possibilidade de jogar os títulos dos PlayStation Studios, mas em relação a um lançamento simultâneo, isso já é menos provável para Layden (via What’s Up PlayStation).

“A ideia de passar para o PC, e não penso que algum dia vamos ter um lançamento simultâneo, enfim, nunca digas nunca, mas a estratégia que estávamos a desenvolver quando eu lá estava era a de ir para onde estavam os clientes, onde os novos fãs pudessem estar.”

“Precisamos de ir ao seu encontro, se eles decidem não vir a minha casa, tenho de ser eu a ir a casa deles.”

“E qual é a melhor forma de ir à sua casa? Porque não pegar num dos nossos jogos mais vendidos, que já rebentou o mercado, há 18 ou 24 meses, não há uma verdadeira atividade no retalho contra ele, não estou a perder vendas em relação a outro, coloco-o no PC e deixo-os ter uma ideia do que se trata. Escolhem não vir para a Playstation, deixem-me mostrar-vos o que estão a perder.”

Para Layden trata-se por isso de uma estratégia ganhadora, “não há perdas na transação”, já que as vendas de jogos no PC não significam uma diminuição das vendas de software para consolas, idealmente isso deve sim encorajar os jogadores do PC a comprar uma consola no futuro.

A PlayStation, que tem andado numa senda de aquisições de estúdios, comprou o Firesprite e o Nixxies Software, este último, conhecido pelo trabalho com versões PC de jogos da Square Enix, casos de Tomb Raider, Deus Ex, Hitman e Thief, um sinal de que a estratégia de disponibilização periódica de jogos PlayStation no PC, deve continuar.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share