Universidade de Quioto perdeu 77TB de pesquisa devido a erro de backup

A Universidade de Quioto perdeu cerca de 77 TB de dados de pesquisa devido a um erro no sistema de backup do seu supercomputador Hewlett-Packard.

O incidente ocorreu entre 14 e 16 de dezembro de 2021, tendo resultado na perda de 34 milhões de ficheiros de 14 grupos de pesquisas. Os ficheiros foram apagados tanto do sistema principal como do sistema de backup.

Depois de uma investigação para determinar o impacto do acidente, a universidade chegou à conclusão de que o trabalho de quatro grupos de pesquisa já não pode ser recuperado.

Com isto, o processo de backup foi interrompido. Para prevenir que este problema volte a acontecer outra vez, a universidade suspendeu o sistema de backup, tendo planos para o melhorar e reativar em janeiro de 2022. O plano passa por usar um sistema de backups incremental, de forma a não perder ficheiros para sempre.

Embora a universidade não tenha avançado com detalhes acerca dos detalhes da pesquisa, a utilização da tecnologia de supercomputadores é extremamente cara e custa centenas de dólares por hora, o que torna este incidente ainda mais dispendioso para a universidade.

A Universidade de Quioto é uma das instituições de pesquisa mais importantes do Japão, sendo conhecida pelo seu trabalho na área da biologia, farmacologia, imunologia, ciência dos materiais e física.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share