Red Dead Online: fãs começam protesto e exigem mudanças à Rockstar

Os fãs de Red Dead Online estão desconcertados com a falta de atenção da Rockstar ao jogo. Começaram o movimento #SaveRedDeadOnline, numa tentativa de levar a produtora a mudar de atitude.

Não deixa de ser irónico que a história de Red Dead gire em torno do fim da era dos fora-da-lei, à medida que novas cidades surgem e forças da autoridade imperam. Seguindo a linha desta metáfora, poderíamos dizer que a Rockstar se tornou no Xerife, enquanto os jogadores são o gangue de Dutch.

A hashtag #SaveRedDeadOnline começou a popularizar-se no dia 6 de janeiro, quando a Rockstar anunciou o novo conteúdo a caminho de Red Dead Online. O update traz uma melhoria nas rewards das atividades, itens, XP, etc. Mas está longe de satisfazer as necessidades da comunidade. E isso fez-se sentir nos comentários ao anúncio.

Parece que esta foi a gota de água para a comunidade, depois de um logo período de inatividade da Rockstar. O último conteúdo que Red Dead Online recebera tinha sido em julho do ano passado, e não acrescentou muitas atividades ou missões novas, focando-se sobretudo na qualidade de vida. Antes disso, Red Dead Online recebera uma atualização sensivelmente a cada seis ou sete meses, uma regularidade que não agradava aos jogadores.

Apesar de duas atualizações anuais não parecer, à partida, um valor muito baixo, a verdade é que a comparação com GTA Online ainda deixa os jogadores mais furiosos.

Quando Red Dead Online surgiu, em 2019, a ideia era que este modo seguisse as pisadas de GTA Online: um mundo com atualizações consistentes, que proporcionasse horas de jogo à comunidade. E, depois do sucesso de GTA Online, Red Dead Online parecia bem encaminhando para o igualar (quiçá ultrapassar).

GTA Online recebe novo conteúdo com uma regularidade semelhante à de Red Dead, mas os updates de GTA são muito maiores e mais bem recebidos. Em dezembro de 2021, por exemplo, a Rockstar lançou The Contract, que deu aos jogadores uma nova aventura, bem como novas armas, veículos e missões. É uma aposta que está a correr bem à produtora, uma vez que em 2020 GTA Online quebrou um recorde de lucros no período festivo, graças à ao update Diamond Casino.

É de realçar ainda que GTA Online já está a entrar no seu nono ano de vida, enquanto Red Dead Online tem apenas três.

Ao navegar pela hashtag #SaveRedDeadOnline, é possível ver os sentimentos dos jogadores face à situação. Desde a raiva inicial para com o post original de dia 6 de janeiro, a reflexões sobre a inutilidade de boost de XP e gold quando não há nada de novo em que os gastar. Há pedidos de tipos específicos de conteúdos, como casas, um DLC no México, mais conteúdo de história, e até correção de bugs específicos. Há vários memes, como seria de esperar, e provocações a GTA Online (curiosamente, também há membros da comunidade de GTA a expressar o seu apoio).

Muitos tweets também mostram preocupação com uma suposta morte prematura de Red Dead Online, caso este não receba mais conteúdo. Embora haja desejo de grandes updates, a grande maioria quer apenas que a Rockstar mantenha algum tipo de apoio, de modo a que o Velho Oeste virtual continue a viver.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo em @OMelhorTaborda

Share