É improvável que a Xbox consiga adquirir um estúdio japonês

Já são várias as ocasiões nas quais vimos Phil Spencer a expressar o desejo de adquirir um estúdio asiático, “em particular um estúdio japonês“. Porém, na perspetiva de Dr. Serkan Toto, CEO e analista da Kantan Games (agência de consultadoria de videojogos sediada em Tóquio), a Xbox terá uma enorme dificuldade em conseguir comprar qualquer um dos estúdios grandes sediados no Japão (via VGC).

De certa forma, a Microsoft adquirir um estúdio japonês seria uma notícia ainda maior que a notícia da aquisição da Activision Blizzard por 68.7 mil milhões“. Acredita-se que a possibilidade da Microsoft conseguir adquirir um estúdio como a Sega, a Square Enix ou até uma Capcom, é muito reduzida, por diversas razões, mas principalmente por uma barreira cultural.

As companhias japonesas são tradicionalmente resistentes a serem compradas por companhias estrangeiras, muitas delas escudadas de tentativas de aquisições por sistema legal japonês em vigor, designado por “Keiretsu”. Esta é uma estratégia que posiciona as companhias na mesma rede, estabelecendo relações entre si, de diferentes indústrias, impedindo ou dificultando que companhias externas consigam realizar aquisições.

Neste sentido Toto acrescentou que qualquer tentativa de aquisição seria uma “missão suicida”, porque simplesmente todas as pessoas dentro da empresa “sairiam instantaneamente”. “Apostaria a minha casa em como isto nunca irá acontecer”.


Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.

Share