Microsoft confirma que Activision Blizzard continuará a lançar jogos para a PlayStation

A Microsoft confirmou que “Call of Duty e outros jogos populares da Activision Blizzard” irão continuar a ser lançados na PlayStation para lá dos “acordos existentes.”

Numa publicação que explica como a companhia se irá adaptar para que a aquisição da Activsion Blizzard seja aprovada, o presidente Brad Smith abordou a preocupação de que vários jogos populares deixassem de estar disponíveis nas outras consolas:

“Para ser claro, a Microsoft continuará a disponibilizar Call of Duty e outros títulos populares da Activision Blizzard na PlayStation durante o prazo de qualquer contrato existente com a Activision. E também nos comprometemos com a Sony que os iremos disponibilizar na PlayStation para além do contrato existente, para que os fãs da Sony possam continuar a desfrutar dos jogos que adoram.”

Relatos anteriores indicavam que os próximos três jogos de Call of Duty iriam ser lançados na PlayStation, mas até agora não havia nenhuma indicação do futuro da franquia para depois disso.

Smith acrescentou que a Microsoft quer assegurar a mesma abordagem para os jogos desenvolvidos pela Activision Bliizard para a Nintendo Switch: “Nós também estamos interessados em tomar passos similares para apoiar a plataforma da Nintendo. Acreditamos que isto é a coisa certa para a indústria, para os jogadores e para o nosso negócio.”

A publicação de Smith também anuncia mudanças e novos compromissos para a loja da Microsoft, de forma a demonstrar que a companhia está a encorajar a competição no espaço do gaming e tecnologia. Smith realça que a loja da Microsoft enfatiza a abertura, justiça e livre acesso, permitindo aos produtores utilizar os seus próprios sistemas de pagamento.

“Existe muito atrito hoje entre criadores e jogadores; as políticas e práticas da loja de aplicativos nos dispositivos móveis restringem a oferta e como os criadores podem disponibilizar jogos e o que e como os jogadores podem jogá-los”, escreveu Smith. “O nosso grande investimento para adquirir a Activision Blizzard fortalece ainda mais a nossa determinação de remover este atrito em nome dos produtores e jogadores. Queremos permitir que conteúdo de classe mundial alcance todos os jogadores com mais facilidade em todas as plataformas.”

Por agora, a FTC e o Departamento de Justiça norte-americano ainda estão a analisar o processo de aquisição, que não deverá esbarrar em qualquer problema, segundo vários profissionais e com Satya Nadella, que se mostrou confiante no desfecho do negócio.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share