A Valve está a trabalhar no sentido de resolver os problemas de performance detados na Steam Deck quando os utilizadores estão a jogar Elden Ring. Diversos jogadores já reportaram problemas encontrados na versão PC do jogo, sobre os quais a Bandai Namco já pediu desculpa.
Ao que tudo indica a Valve não vai esperar por uma resolução por parte da FromSoftware, e Pierre-Loup Griffais, programador da Valve, anunciou hoje que a companhia está de momento a trabalhar numa solução que irá beneficiar a performance do jogo na Steam Deck.
Os pesados problemas de stuttering e frame rate serão resolvidos esta semana e já se encontra disponível uma versão de teste desta atualização para quem quiser experimentar.
The graphics team has been hard at work on optimizing ELDEN RING for Steam Deck. Fixes for heavy stutter during background streaming of assets will be available in a Proton release next week, but are available to test now on the bleeding-edge branch of Experimental. pic.twitter.com/5oSnXtF2OG
— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) February 26, 2022
A IGN internacional já teve oportunidade de testar Elden Ring na Steam Deck, a qual conseguiu registar 45 frames por segundo no modo offline, com descidas ocasionais para 30 frames por segundo. O jogo tem selo de aprovação para a Steam Deck, não sendo por isso espectável que ocorram erros de grande relevo, pelo menos na forma como o jogo comunica com a consola. Isto não invalida, no entanto, que não possam ocorrer erros que o jogo tenha de fabrico.
A versão PC do jogo é a única na qual foram registados os maiores problemas de performance. Ainda assim, o jogo continua a subir em popularidade na Steam.
Caso ainda não o tenhas feito, fica aqui o convite para leres a nossa análise a Elden Ring, que considerámos como um forte candidato a jogo do ano.
Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.