CD Projekt suspende venda de jogos na Rússia e Bielorrússia

A CD Projekt Red anunciou que irá suspender a venda de todos os seus jogos na Rússia e Bielorrúsia, como resposta à invasão da Ucrânia.

A suspensão foi anunciada através do Twitter, com a CD Projekt a anunciar que está a “trabalhar com os parceiros para suspender as vendas digitais e físicas de todos os produtos do CD Projekt Red Group, tal como os títulos distribuídos através da plataforma GOG, nos territórios da Rússia e Bielorrússia.”

A CD Projekt justificou a decisão, referindo “acreditar que as as entidades comerciais, quando unidas, têm o poder de inspirar mudança global.” A companha reconhece que muitos cidadãos russos e bielorrussos não tem nada a ver com esta guerra, mas que com esta ação “quer galvanizar a comunidade global a encarar a situação no coração da Europa.”

O estúdio polaco Bloober Team também publicou um comunicado similar, tomando a mesma decisão da CDPR.

Esta decisão surge um dia depois do vice-primeiro ministro ucraniano ter pedido à indústria dos videojogos a suspensão de videojogos no território russo e bielorrusso.

Empresas de outras indústrias têm tomado decisões similares, tendo suspendido a venda de produtos nestes países. A IKEA anunciou que ia suspender temporariamente as vendas na Rússia, juntando-se à Apple e à Disney, Sony Pictures, Paramount e Warner Bros, que cancelaram as estreias nos país.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, têm-se multiplicado os apelo para apoiar o país. O povo Ucraniano continua sob ataque e há várias organizações não governamentais com a missão de ajudar os mais necessitados. Caso queiras ajudar, podes contribuir para algumas delas:


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share