Final icónico de Empire Strikes Back foi adicionado depois do filme estar pronto

Aquele plano icónico do Luke e da Leia, acompanhados dos fiéis R2-D2 e C-3PO, a olhar para a estrelas, presente no final de Star Wars: The Empire Strikes Back, não se encontrava na versão final do filme.

De acordo com Mark Hamill, ator que deu vida a Luke Skywalker, a cena final foi filmada muito, mesmo muito, depois da produção do filme, porque os responsáveis pelo seu desenvolvimento ficaram preocupados por este terminar numa nota menos positiva.

Foi filmada quatro meses depois da cinematografia estar finalizada em #ESB, não foi um ‘re-shoot’, foi uma cena adicionada posteriormente. Preocupados com o final melancólico depois da derrota dos protagonistas, quiseram adicionar algo mais esperançoso, um momento de esperança e rejuvenescimento para deixar a audiência sossegada“, Hamill comentou no Twitter.

Antes desta cena, a mão do Luke é decepada pelo Darth Vader, que tinha acabado de revelar que era o pai de Luke. Han Solo tinha sido petrificado e os heróis escaparam por pouco da Star Destroyer, na Millennium Falcon. Talvez não seja a melhor forma de terminar o filme se quiserem deixar o público com algo positivo.

Esta não foi a última vez que a cena final foi alterada. De acordo com o site oficial de Star Wars, George Lucas queria realizar ainda mais alterações ao filme mesmo quando este já tinha estreado em bastantes cinemas. O realizador apercebeu-se que o “final do filme não é claro“, especificamente quanto ao destino geográfico de Leia e Luke.


Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.

Share