Num novo artigo publicado no Xbox Wire, o líder da divisão gaming da Microsoft, Phil Spencer, confirmou aquilo que os rumores tinham vindo a avançar acerca do poder bruto da próxima consola da marca, a Xbox Series X, que foi apresentada nos The Game Awards.
Spencer confirmou os 12 teraflops de GPU performance, possibilitados pela arquitetura RDNA 2 da máquina. Esta informação é concordante com a comparação que o próprio deu no passado, quando afirmou que a Series X será oito vezes mais poderosa do que a Xbox One base.
A consola “oferece um verdadeiro salto geracional em poder gráfico e de processamento, com técnicas de ponta que resultam em rácios de fotogramas superiores, mundos de jogo mais amplos e sofisticados e experiências mais imersivas do que nunca no gaming nas consolas.”
Adicionalmente, aqueles que estiverem a pensar adquirir uma Series X podem contar com suporte para DirectX raytracing, assim como uma nova técnica proprietária de shading variável (“variable rate shading”), que permite priorizar efeitos individuais a um conjunto de objets no ecrã, conseguindo com isso experiências com melhor resolução e FPS.
Via Xbox.
Para terem uma ideia do que significa o poder exatamente, vejam o que o conhecido insider da indústria, @Shinobi602, disse sobre o poder da consola, comparando-a a uma gráfica Nvidia 2080.
Hard to accurately compare 100% because performance between AMD and Nvidia chipsets isn’t exactly 1:1, but you could say a 2080 or even better.
— Shinobi602 (@shinobi602) February 24, 2020
A publicação confirma ainda o armazenamento SSD e suporte para 120FPS, mas a novidade mais curiosa terá sido o “Quick Resume”, que nos vai permitir parar e resumir os jogos instantaneamente, e melhor do que isso, podemos fazê-los em mais do que um título.
A nova “Smart Delivery”‘ vem de encontro do objetivo global da Microsoft em “casar” definitivamente a sua família gaming, permitindo-nos comprar um jogo uma vez e jogá-lo no melhor hardware disponível. A Microsoft diz que as editoras poderão usar esta funcionalidade em títulos que serão lançados agora para a Xbox One, transitando depois, com capacidades adicionais, para a Xbox Series X (possíveis exemplos na galeria de seguida).
No geral, as palavras de Spencer são música para os ouvidos de todos os apaixonados pela indústria dos videojogos. Obviamente esperam-se muitos mais detalhes ao longo dos próximos meses, a Xbox estará em força na E3 do próximo verão, por essa altura talvez possamos já experimentar a Series X.
Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.