A Microsoft entrou de modo firme na indústria dos videojogos em 2001, e desde então, já deu ao mercado pelo menos três máquinas de jogo distintas, cada uma com diferentes iterações.
O investimento no setor de Phil Spencer tem aumentado, sendo esse um facto compreensível, até porque nunca que a “casa mãe” ganhou tanto dinheiro com o gaming. No último relatório financeiro da Microsoft, ficamos a saber que a receita anual com o gaming foi de $10.3 mil milhões (via resetera), um aumento de 14% em comparação anual ($9.05 mil milhões no ano anterior).
A receita com o software e serviços Xbox aumentou 36% neste período, em especial graças à força dos títulos third-party. Os subscritores do Xbox Live também aumentaram, tendo agora cruzado os 57 milhões ao longo dos dispositivos Xbox, Windows 10 e mobile.
Via Microsoft : That caps off our full Fiscal Year 2018 with:
$110.4 billion in revenue
Double digit revenue growth across all segments
$23 billion in commercial cloud revenue; Gross Margin expanding to 57%
Gaming – 1st $10+ billion revenue year
LinkedIn: > $5 bill… pic.twitter.com/JONpY0FtGl— Kelziah (@KelziahatWork) July 19, 2018
A Microsoft não tem portanto motivos de preocupação em relação ao futuro, agora que o investimento da companhia no gaming dá sinais claros de estar em crescendo, com a aquisição de novos estúdios internos, e a vontade expressa por Phil Spencer, de disponibilizar as melhores experiências de jogo em qualquer dispositivo.
Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo