Porque Colin Trevorrow foi despedido de Star Wars: Episódio 9

Quando a Disney e a Lucasfilm anunciaram a mais recente trilogia de filmes episódicos da saga Star Wars, ficamos a conhecer o nome dos três realizadores para comandar os desígnios do Episódio VII, VIII e IX, filmes que encerram a saga Skywalker, dando a catarse desejada desde há décadas pelos fãs, e abrindo a galáxia a toda uma nova geração de fãs.

J.J. Abrams trouxe a franquia de volta com O Despertar da Força, Rian Johnson foi o responsável pelo filme do meio, Os Últimos Jedi, e Colin Trevorrow era quem teria a responsabilidade de encerrar a trilogia. Sabemos hoje que dois anos depois de ter iniciado o trabalho com o Episódio 9, Trevorrow foi afastado do projeto, que voltou às mãos de J.J. Abrams, o agora realizador do próximo episódio, marcado para estrear em dezembro de 2019.

Um novo conjunto de informações publicadas pelo Wall Street Journal levantam parte do véu sobre o que aconteceu exatamente. Aparentemente, Trevorrow apresentou a sua ideia a Kathleen Kennedy da Lucasfilm e a Alan Horn e Bob Iger da Disney, sendo que os responsáveis gostaram do que ouviram e aceitaram dar ao realizador a responsabilidade pelo comando do filme.

O problema, de acordo com o WSJ, aconteceu mais tarde, quando Trevorrow e o escritor Derek Connolly começaram a trabalhar no guião, Kennedy não gostou das versões que a dupla foi entregando ao longo do processo, chegando a contratar o escritor Jack Thorne para conduzir ajustes no guião, resultado que acabou por não agradar nem a Trevorrow, nem a Kathleen Kennedy.

Esse terá sido a gota de água para ambos, alegadamente Trevorrow quis voltar a modificar o guião, altura em que a presidente da Lucasfilm decidiu ser preferível despedir o realizador e seguir em frente.

O WSJ diz que a Lucasfilm considerou contratar Rian Johnson para o Episódio IX, mas no final, o lugar acabou por ser entregue a J. J. Abrams, com Rian Johnson a ser contratado para tratar de uma nova trilogia totalmente afastada da saga Skywalker.

Vamos ter uma ideia mais clara sobre quanto do trabalho de Trevorrow permaneceu intacto quando os créditos de Star Wars: Episódio IX começarem a rolar, mas provavelmente nunca vamos conhecer com exatidão a visão que este teria para o encerrar da trilogia.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share