Microsoft e Razer podem estar a trabalhar em suporte para teclado e rato na Xbox

Pode estar um pouco mais prestes a tornar-se realidade um funcionalidade há muito sugerida para a Xbox One. O Windows Central teve acesso a documentos que vazaram na internet e que apontam para que a Microsoft e a Razer estejam a trabalhar em conjunto em suporte para teclado e rato na Xbox One.

No início deste ano, as duas companhias deram, alegadamente, uma apresentação aos produtores acerca da chegada da compatibilidade com teclado e rato para a Xbox One em kits de desenvolvimento da consola, durante a sua atualização de abril. Um lançamento completo estaria planeado para a atualização de outono. Não é claro se este plano está ainda em desenvolvimento para uma futura atualização da Xbox ou não.

A apresentação focou-se no teclado e rato Razer Turret, que a fabricante de periféricos apresenta como uma unidade “gaming grade,” destinada a ser usada na sala de estar, mas a atualização iria permitir compatibilidade para todos os ratos USB, com a excepção dos que necessitam de drivers personalizadas ou que funcionam através de Bluetooth.

Uma das questões que se levanta é como seria o multiplayer afetado, uma vez que os utilizadores de teclado e rato teriam uma vantagem aparentemente injusta em relação aos utilizadores de comando. A Microsoft deixaria isto sob controlo dos produtores individuais, mas “sugeriu de forma veemente” que os produtores encaixem sistemas de matchmaking separados para quem usar teclado e rato e para quem usar um controlador.

Phil Spencer disse que a Microsoft já tem a compatibilidade com teclado e rato a funcionar nos dev kits desde a E3 2016. Nessa altura, disse ainda que a compatibilidade com rato estava “a meses de distância.” Essa compatibilidade nunca surgiu, mas Mike Ybarra disse em setembro passado que estaria “definitivamente a caminho” e que isso aconteceria “em breve.”


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share