FIFA 19 não vai incluir o controverso VAR

O VAR, ou Video Assistant Referee, foi uma novidade do nosso campeonato de futebol na última época, foi usado pela FIFA no último mundial de Futebol na Rússia também, e pelo andar das coisas, arrisca-se a tornar-se numa ferramenta padrão para os árbitros em todo o mundo, apesar de ser tudo menos consensual entre os fãs do desporto.

(Foi por culpa do VAR que Portugal perdeu o primeiro lugar do grupo no mundial! Desculpem, tive de desabafar).

Mas com essa progressiva implementação, o que será que farão os simuladores de futebol dos videojogos quanto ao VAR? Uma inteligência artificial a assistir outra inteligência artificial seria algo curioso, mas em nome da autenticidade, qualquer um dos suspeitos do costume, FIFA e PES, poderiam simular uma situação de VAR, para corrigir a marcação de um golo em fora de jogo, ou penalizar uma agressão que escapou ao primeiro “robô de preto”.

Ainda não será para já, no caso do simulador da EA, o VAR não vai estar em FIFA 19, e isso deve-se basicamente ao facto do jogo já ter um VAR, por saber sempre onde está a bola, a posição do corpo dos jogadores, etc. Matt Prior salientou isso mesmo em conversa com o Eurogamer:

“Tecnicamente já temos um VAR no jogo, porque sabemos a localização exata de todos os elementos do jogo.”

“É certamente algo que vamos continuar a acompanhar. Se tornar-se parte do futebol ao ponto em que parece estranho não estar incluído num jogo normal, mesmo que não necessitemos dele, é algo que podemos pensar em introduzir.”

FIFA 19 chega a 28 de setembro à PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share