Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 – Análise – Uma colecção com peso

O calendário assinala 2018 mas por instantes parece que regressamos a 1994, como que voltando a um período que tão boas memórias proporcionou a quem pôde conhecer a indústria dos videojogos num tempo de grandes transformações. Sonic, Tails e Knuckles estão de volta à ribalta, com a mesma agilidade e virtuosismo com que se notabilizaram há mais de vinte anos, apresentando-se em grande forma em Sonic Mania, enquanto que os combates de Street Fighter II, Alpha e III regressaram para gáudio dos fãs numa edição que comemora os 30 anos da série, destacando os combates online e uma extensa revisão da matéria artística num museu digno do nome da série.

Desse mesmo tempo, meados da década de noventa, é incontornável o peso de uma das personagens que adquiriu praticamente o estatuto de mascote. Mega Man era já nessa altura sinónimo de um desafio extremo e chiptunes memoráveis. Com a base e primeira fornada da série ligada à NES, esta personagem peculiar ganhou um estatuto ímpar, posicionando-se ao lado de Sonic e Super Mario como referência. Criada pelo mestre Inafune, viria a conhecer uma segunda franquia em 1993, graças a uma série de jogos desenhados e produzidos para a Super Nintendo, num novo alinhamento rebaptizado de Mega Man X, que haveria de prolongar-se até Mega Man X8, um jogo de 2005 lançado para a PlayStation 2.

É precisamente esse legado que a Capcom emula numa colecção que é muito mais do que o somatório dos jogos inscritos e publicados entre 1993 e 2005. Trata-se de duas colecções que podem ser adquiridas separadamente ou num só título, neste caso em dois blocos separados, contendo quatro jogos cada um. Mas para lá dos jogos originalmente lançados, a Capcom oferece uma quantidade de extras, entre o bónus e um apreciável museu com tudo o que há para saber sobre cada uma das produções, bem como um modo desafio, a servir de teste para os jogadores mais exigentes e uma opção para suavizar a dificuldade capaz de deixar à beira do desespero quem só agora tenha um primeiro contacto com o universo Mega Man.

Read more…

Share