Novo comic de Magic: The Gathering celebra os 25 anos da franquia

O popular jogo de cartas Magic: The Gathering vai voltar a expandir-se para os comics. O IGN está em condições de revelar em exclusivo que a Wizards of the Coast e a IDW Publishing estão a colaborar para uma nova série chamada Magic: The Gathering – Chandra, cuja chegada coincide com o vigésimo quinto aniversário da franquia.

A nova série vai focar-se em Chandra Nalaar, uma Planeswalker que tem um papel chave na lore de Magic: The Gathering. A série será escrita por Vita Ayala (Supergirl) e desenhada por Harvey Tolibao (X-Men).

Magic: The Gathering - Chandra #1 cover (not final art) [IDW Publishing] Capa de Magic: The Gathering – Chandra #1 (não será a arte final) [IDW Publishing]

Um dos objetivos da IDW com a nova série é oferecer uma entrada facilitada no universo de Magic para os leitores que não estão necessariamente familiarizados com os 25 anos de lore existente. A série é descrita como um “novo começo” para a franquia, com “uma abordagem refrescante ao storytelling,” segundo o comunicado de imprensa da IDW. A nova série não está ligada ao comic anterior de Magic da IDW, que data de 2014.

Ayala explicou a nova abordagem através de uma entrevista por e-mail:

“Com esta história, eu e a equipa queríamos muito apresentar às pessoas que podem não estar familiarizadas com o jogo as suas personagens, mundos e lore ricas, de uma forma acessível!

Claro, já existiram comics antes, mas, como muitos disseram, cada comic é o primeiro comic de alguém, e ser capaz de atrair as pessoas para experimentar algo tão fascinante como o universo de Magic: The Gathering, ao mesmo tempo que se conta uma história interessante acerca de uma personagem tão complexa e interessante como Chandra é muito entusiasmante!”

Ayala revelou ainda que a série vai focar-se bastante na ligação fundamental entre os Planeswalkers e a magia que ostentam.

“Um dos aspetos que queria destacar na história é a ligação entre as personagens e a sua magia – como os seus estados mentais, emocionais e físicos podem afetar a forma como manifestam essa magia. Literalmente QUEM alguém É afeta o que podem fazer, em termos de magia, neste universo.”

Ayala continuou:

“O desafio é fazer isto de uma forma que não entre em grandes detalhes sobre mana e as mecânicas das coisas mais ligadas ao jogo de cartas. Acho que eu e a equipa conseguimos fazê-lo, de uma forma subtil e orgânica, que realça as coisas porreiras que Chandra (e outras personagens) consegue fazer! O antagonista da série é um exemplo tão bom disto quanto Chandra, e estou muito entusiasmado para ver como as pessoas vão reagir à sua dinâmica!”

Por fim, Ayala tornou claro que o seu amor pelo jogo de cartas alimenta o seu entusiasmo com o projeto:

“Tenho jogado o jogo de forma intermitente há cerca de 16 anos. Existiram ciclos na minha vida onde não colecionei tanto (a universidade foi uma altura complicada em termos financeiros), mas Magic foi sempre uma constante na minha vida, em termos da mitologia e da construção da comunidade, desde a minha adolescência.

Adoro algumas das personagens – Garruk, Chandra, Kiora, Xenagos e Samut, especialmente. Tipo, costumava andar com um Garruk, Primal Hunter na minha carteira. Ele está num deck neste momento, então tenho lá um Solitary Hunter, Hallar the Fire Fletcher, e Frazzled Editor no seu lugar!”

Magic: The Gathering – Chandra #1 chega às bancas em novembro deste ano.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share