História dos Comics – Quem são os Skrulls, vilões de Captain Marvel

Captain Marvel estreia apenas no próximo ano, mas graças aos anúncios da Marvel durante a última SDCC e ao especial da EW que revelou as primeiras imagens oficiais, sabemos bastante sobre o que esperar da apresentação de Carol Danvers.

A raça alienígena mais odiável do universo Marvel, os Skrulls.

Por esta altura saberão por exemplo que se vai passar durante a década de 90, que nos vai apresentar a uma versão mais jovem [e com os dois olhos] de Nick Fury, mas mais importante do que tudo isso, vai introduzir a raça alienígena conhecida como uma das mais odiáveis do universo Marvel, os Skrulls.

Estes serão os principais vilões do filme, em especial na figura do líder Talos (Ben Mendelsohn), que no filme também se apresentará em forma humana. Mas quem são os Skrulls exatamente, e como pode uma única heroína enfrentar todo um império cósmico? Isso só vamos saber ao certo quando Captain Marvel estrear no início do próximo ano, até lá, podem conferir o que de mais importante há a saber sobre os Skrulls.

O Básico

Os Skrulls estão entre os mais poderosos e prolíferos impérios do universo da Marvel, sendo que devido à sua natureza militarista e obsessão com a pureza racial, estão em guerra permanente com alguém. No topo do seu poder, o império Skrull agregava diferentes mundos e milhões de membros. Nos anos mais recentes os seus números caíram, no entanto, continuam a ser uma força temível na galáxia.

Podem ser definidos pelo interminável conflito que mantêm com os Kree, algo que nos remete a milhares de anos atrás, até ao início de ambos os impérios. Têm ainda uma obsessão particular com a Terra, facto que costuma colocá-los frequentemente em guerra com Captain Marvel e os Vingadores.

the-skrulls-marvel-20080414021627509-2359047640wpng-19ae19_1280w

Poderes e Habilidades

Na sua forma normal, os Skrulls assemelham-se a répteis, de pele verde e do tamanho de humanos pequenos, todos os Skrulls possuem a habilidade de shape-shift, ou seja, de assumir uma forma externa, algo que torna a sua identificação muito difícil e faz deles mestres da infiltração.

São capazes de assumir a forma de sujeitos de outras raças, incluíndo humanos, animais e até de objetos inanimados com uma exatidão assustadora. Alguns Skrulls são tão capazes nesta arte que se tornam indistinguíveis do sujeito real, mesmo a nível psíquico. Para piorar, não é conhecido limite para a dimensão (pequena ou grande) que um Skrull pode assumir.

Super_skrull Kl’rt, o OG Super-Skrull.

Existe ainda uma classe de guerreiros Skrull conhecida como “Super-Skrulls” e “War Skrulls.” Estes soldados geneticamente melhorados são capazes de copiar os poderes de vários heróis da Terra. O mais conhecido é Kl’rt, que possui os poderes dos quatro membros do Quarteto Fantástico.

Origem e Background

Os Skrulls estiverem entre os primeiros vilões criados por Stan Lee e Jack Kirby nas páginas de Fantastic Four, estreando-se no longínquo Fantastic Four #2, em 1962. Embora esse número tenha terminado com um grupo de Skrulls a escolher viver em paz disfarçados de vaca, a raça como um todo continuou um perigo contínuo para a humanidade.

FF18 - The Super-Skrull in Times Square

Originalmente, os Skrulls existiram como três espécies diferentes, os Prime, os Eternals e os Deviants. Eventualmente estes últimos obtiveram o domínio sobre os dois primeiros graças à sua habilidade de shape-shifting, acabando quase por exterminar os Eternals e os Primes. Os Deviants acabariam depois por dar origem a uma nova raça secundária chamada Dire Wraiths, uns vilões parasitas com inclinação para a magia, que ficaram conhecidos pela batalha contra o herói cósmico, Rom the Spaceknight.

A verdadeira ameaça representada pelo Skrulls tornar-se-ia aparente em 1971 com a linha narrativa “The Kree-Skrull War,” quando a Terra foi apanhada no meio do conflito eterno entre os dois impérios. Os Vingadores e Captain Marvel (que na altura era um guerreiro Kree tornado super-herói chamado Mar-Vell – muito antes de Carol Danvers assumir o manto) uniram forças e salvaram o planeta.

characteristics-of-the-skrulls-in-secret-invasion-marvel-comics

Desde então, os Skrulls sofreram imensos contratempos, inclusive viram o seu mundo de origem ser devorado por Galactus e outros a serem arrasados no crossover Annihilus. Essas derrotas serviram de combustível para o mais ambicioso plano dos Skrulls contra a Terra, em Secret Invasion (2008), quando tentaram fazer da Terra a nova capital do seu Império.

Os leitores viriam a descobrir que os Skrulls tinham infiltrado muitos cantos da comunidade de super-heróis, com a revelação de que personagens como Spider-Woman, Elektra ou Hank Pym eram afinal impostores Skrull. Os Vingadores acabaram por conseguir salvar o planeta e evitar uma invasão, mas a desconfiança plantada acabaria por afectá-los ao longo de muito tempo.

Além dos Comics

Os Skrulls participaram em vários projetos de animação da Marvel, começando por Fantastic Four em 1967. Desde então têm aparecido em praticamente todos os desenhos animados do Quarteto, assim como em outras séries como X-Men, Silver Surfer e The Super Hero Squad Show.

Earth's Mightiest Heroes takes on the Secret Invasion storyline. Secret Invasion.

A aparição mais significativa dos Skrull na animação foi em Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, onde foram parte central de uma storyline de vários episódios, que adaptava o arco Secret Invasion dos comics. Apareceram também em vários episódios de Hulk and the Agents of S.M.A.S.H., incluíndo um que contava com um crossover entre Hulk e os Guardiões da Galáxia.

ECLvWYP

Finalmente, os Skrulls têm também uma longa história de participações nos videojogos da Marvel, começando por Silver Surfer para a NES (1987). Também podemos encontrá-los em Marvel Heroes e Marvel Super Hero Squad: The Infinity Gauntlet, ou no videojogo do filme Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer. A sua participação mais notória aconteceu em 2006, em Marvel: Ultimate Alliance, que tinha um nível no mundo dos Skrull, quando este foi devorado por Galactus.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share