PlayStation: Produtores preparam-se para opção de mudança de nome na PSN

É um desejo antigo dos jogadores PlayStation, que a própria Sony já reconheceu fazer todo o sentido, afinal, as pessoas mudam, não faltando por isso quem deseje poder alterar o nome de utilizador que escolheu para a PSN, e que hoje pode não refletir tão bem a sua individualidade, como o fez na altura da escolha inicial.

Quando a Sony disponibilizou a atualização 6.0 da PlayStation 4, as pessoas questionaram-se sobre a ausência de novidades da mesma. A atualização realizou algumas alterações de fundo ao funcionamento da plataforma, e apesar de estarmos em território meramente especulativo, acreditou-se que poderia estar a ser preparada a possibilidade de algo maior, como a tão desejada mudança de nome.

Novos indícios nesse sentido foram hoje avançados pelo Kotaku, que conversou com alguns produtores da indústria, pessoas que escolheram manter-se no anonimato, mas que garantiram, e até apresentaram provas, de que a mudança de nome está mesmo a caminho

Três pessoas de três estúdios diferentes … disseram que nos últimos meses têm corrigido bugs, ajustando opções, garantindo que os seus jogos são compatíveis com os planos da Sony,” pode ler-se.

Um quarto membro da indústria apresentou mesmo uma imagem de um documento interno da PlayStation, onde num perfil da PSN podia ler-se, “edit username” (editar o nome de utilizador).

Não sabemos quando uma funcionalidade deste tipo estará pronta para entrar em vigor, ou quando poderá a Sony fazer o anúncio oficial, a verdade é que se trata de uma medida de enorme importância, e que deverá oferecer a todos os utilizadores da PlayStation a possibilidade de mudar de nome uma vez, passando a ser uma opção paga a partir daí.

Durante o último PlayStation Experience, Shawn Layden disse em resposta à pergunta ‘para quando a mudança de nome da PSN?’ que esperava que não fosse necessário fazer-lhe a mesma pergunta na próxima PSX. Sabemos agora que a Sony não vai realizar o evento de fim de ano em 2018, mas confiando que este regressa em 2019, temos um espaço temporal de pouco mais de um ano e dois meses. Para quem esperou 12 anos…


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share