PUBG recebe sistema de ranking

PUBG para PC recebeu ontem patch 22, que introduziu um novo sistema de ranking inspirado parcialmente na versão mobile do jogo. Também incluído no patch está um novo sistema anti-batotas, menus de seleção rápida para curar e atirar itens, assim como o regresso da seleção de mapas.

O novo sistema de ranking oferece aos jogadores 8 ranks, desde Bronze a Grand Master. Os ranks são atribuídos com base nos Rank Points, com os jogadores a serem colocados no seu primeiro rank depois de completarem 10 ‘placement matches’. Depois, os jogadores vão subir ou descer no sistema, à medida que joguem tendo em conta os seus Rank Points atuais, que serão atribuídos de acordo com o seu desempenho in-game.

O sistema de ranking de PUBG não tem o seu próprio matchmaking como muitos outros jogos competitivos. Em vez disso, o desempenho dos jogadores será monitorizado através dos ‘standard matches’.

As novas medidas anti-batotas do patch 22 foram desenvolvidas in-house pela PUBG Corp. O sistema está a ser colocado em cima das outras medidas já existentes, em vez de as substituir. A PUBG Corp não detalhou como tudo funciona, mas está a permitir que os jogadores que encontrem problemas de compatibilidade com o novo sistema o desativem para já, uma opção que será removida assim que a companhia tenha terminados os testes finais do sistema nos servidores ‘live’.

Os novos menus de seleção rápida vão permitir aos jogadores a ativação de uma roda, na qual vão poder selecionar qualquer item que possa ser atirado, como granadas, ou itens de cura ou boosts. A tecla pré-definida para os itens que podem ser atirados será o ‘F1’ enquanto que para os itens de cura/boost será o ‘F2’. Existe também uma roda de emotes que pode ser ativada com o ‘F4’. Podes sair de qualquer uma das rodas ao clicar com o lado direito do rato.

Por fim, a PUBG Corp trouxe de volta, “por exigência popular,” o seu sistema de seleção de mapas. A funcionalidade havia sido removida quando o terceiro mapa, Sanhok, foi lançado durante o verão. Agora que está de volta, os jogadores podem escolher juntar-se rapidamente ao primeiro mapa disponível ou esperar pela disponibilidade do mapa da sua preferência.

PUBG parece estar finalmente a caminho da PS4, depois de ter entrado na sua fase de lançamento “completo” para a Xbox One no mês passado.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share