10 Rumores da indústria dos videojogos à entrada de 2019

A natureza secretiva da indústria dos videojogos resulta em imensa especulação sobre o que o futuro reserva, não apenas em relação ao que as fabricantes de consolas e respetivos estúdios de produção estão a preparar, mas para quando podemos esperar ver os resultados do seu trabalho.

Com a entrada em 2019, preparamos um apanhado dos principais rumores à entrada de um novo ano, que sem surpresas, tem “à cabeça” a possibilidade de novas máquinas de jogo, se não para lançamento, pelo menos para apresentação. Será 2019 o ano em que se vai levantar a cortina sobre as próximas consolas de Sony e Microsoft?

A próxima geração de Microsoft e Sony

2018 trouxe consigo os primeiros sinais sobre os planos de Sony e Microsoft para a próxima geração de consolas. Apesar de ambas as companhias terem reconhecido a existência das novas máquinas, não foram avançados detalhes ou possíveis datas para a revelação.

A Microsoft mencionou estar a desenvolver a próxima Xbox logo durante a sua conferência de imprensa na E3 2018, quando Phil Spencer disse que estavam a “arquitetar as próximas consolas Xbox, com as quais vamos garantir o cumprimento do nosso compromisso em disponibilizar o melhor do gaming nas consolas”. Pouco tempo depois, uma notícia do Thurrott garantia que os planos da Microsoft para a próxima geração incluíam vários dispositivos, com o nome de código “Scarlett”, e cujo lançamento estava previsto para 2020.

Informações subsequentes da mesma fonte desenvolveram a hipótese Scarlett, sugerindo o lançamento de duas consolas em 2020: uma tradicional máquina de nova geração, e uma versão mais barata, focada no streaming.

As informações sobre a próxima consola da Sony têm sido mais escassas. O CEO da companhia, Kenichiro Yoshida, disse ao Financial Times que uma nova geração era “necessária,” embora não avançasse detalhes sobre a possível, e presumível, PlayStation 5. As informações que temos visto desde aí sugerem que a próxima máquina da Sony não será muito diferente da atual Playstation 4, partilhando com ela a mesma arquitectura fundamental.”

Sobre Isto: PlayStation 5 – O que queremos na próxima consola da Sony

Considerando estes rumores e o facto de em novembro, a PlayStation 4 e a Xbox One fazerem 6 anos no mercado, não é impossível esperar que possamos ver uma primeira amostra da nona geração de consolas em 2019.

Nintendo trabalha numa nova Switch

Antes da introdução de uma nova geração de hardware, a Nintendo pode apresentar um modelo atualizado da sua híbrida, a Nintendo Switch.

De acordo com informações do Wall Street Journal, ocorreram discussões no interior da Nintendo acerca da possibilidade de lançar uma nova Switch, que entre outras coisas, pode incluir um novo ecrã LCD. A potencial nova consola poderia chegar na segunda metade de 2019.

Microsoft Considera Xbox One sem disco

De acordo com as mesmas informações recolhidas pelo Thurrott, a decisão da Microsoft em remover o disco da consola permitiria-lhe lançar uma versão da atual Xbox One sem o leitor, por um preço bastante mais baixo.

Esta versão da consola viria alegadamente acompanhada de um programa “disc-to-digital”, que permitiria aos possuidores de uma Xbox One trocar os seus jogos físicos por um código digital do mesmo título.

RPG de Harry Potter em desenvolvimento

Em outubro, publicamos um vídeo com gameplay de um RPG de Harry Potter ainda por anunciar, algo que levou a muita especulação e a um enorme entusiasmo dos muggles espalhados por essa Internet fora.

O vídeo foi leaked por um utilizador do Reddit a quem foi mostrado o jogo como parte de um teste. As cenas exibidas, que foram entretanto retiradas do ar, revelavam um promissor mundo de magia, completo com um sistema de criação de personagem, feitiços familiares, entre outras coisas.

A legitimidade do leak acabou por ser confirmada pelo repórter da BBC, Lizo Mzimba, que acrescentou que se tratava de um RPG ainda por anunciar, e cujo título seria ‘Harry Potter Magic Awakened’. Embora nada tenha sido ainda confirmado, imagina-se que esteja a ser desenvolvido pelo Avalanche Software, criadores de Disney Infinity.

O misterioso novo jogo da Rocksteady

Muito se tem escrito sobre o próximo projeto da Rocksteady, estúdio que trabalhou com a franquia Batman: Arkham durante largos anos, até à conclusão da trilogia com Batman: Arkham Knight.

Embora existam rumores antigos que afirmam que o estúdio trabalha num jogo do Super-Homem, a própria Rocksteady garantiu em novembro passado que o seu próximo projeto “não era o Super-Homem”, deixando o mundo novamente em suspenso.

2019 será o quarto ano sem um AAA da Rocksteady (se excluirmos Batman: Arkham VR), o que torna um anúncio altamente provável.

Blizzard desenvolve Diablo 4 com o nome de código ‘Feris’

A Blizzard está alegadamente a trabalhar no próximo Diablo, que terá o nome de código “Feris,” desde 2016. Embora seja ainda um rumor, a informação veio de Jason Schreier, do Kotaku, que cita uma dezena de antigos funcionários da Blizzard no seu artigo.

O suposto Diablo 4 nunca seria lançado antes de 2020, e iria introduzir elementos MMO à série. “Embrace the darkness” é supostamente um dos princípios para o jogo e respetiva direção artística.

A esperança para o anúncio de um novo Diablo é alta, especialmente depois do balde de água fria que foi o anúncio de Diablo: Immortal, o spinoff mobile que a companhia mostrou o ano passado.

Novo BioShock a caminho

No início do ano passado, um relatório sobre a produtora de Mafia 3, Hangar 13, uma vez mais publicado por Jason Schreier, continha um pedaço relacionado com o futuro de BioShock: o próximo jogo da série estará atualmente em desenvolvimento como um projeto altamente secreto, com o nome de código “Parkside.”

A Take-Two Interactive considerou BioShock “uma franquia inquestionavelmente permanente”, sugerindo que existirá uma nova entrada na série algures no tempo. O último foi BioShock Infinite, em 2013. Apesar disto, o desenvolvimento de “Parkside” estará ainda no seu estágio inicial, tornando dúbia a hipótese de um anúncio para este ano.

Revelação oficial de Borderlands 3

Os fãs esperam ansiosamente por notícias relacionadas com Borderlands 3. Embora a confirmação da sua existência tenha acontecido em 2016, a produtora Gearbox ainda não o anunciou, ou sequer confirmou oficialmente o título do próximo Borderlands.

Na GDC 2017, o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, mostrou uma tech demo preliminar do próximo Borderlands a correr no Unreal Engine 4. No entanto, como o próprio Pitchford salientou na altura, tratava-se apenas de uma demo, não era um videojogo. Seis meses depois, Pitchford disse que 90% da Gearbox estava a trabalhar naquilo que todos desejam, o que só pode ser Borderlands 3.

Com o desenvolvimento a avançar a toda a velocidade, são previsíveis novos rumores, ou mesmo um anúncio oficial, algures durante 2019.

Microsoft vai ressuscitar Fable

As primeiras semanas de 2018 deram-nos um dos maiores rumores do ano, a possibilidade de um novo Fable estar em desenvolvimento na Playground Games. O jogo, que estará num estágio muito inicial do desenvolvimento, deverá ser um projeto de grande orçamento, para um RPG com foco nas personagens.

Em 2017, a PlayGround contratou talentos para trabalhar num RPG em mundo aberto, algo que está em linha com os rumores do renascimento de Fable. Entre as contratações estavam pessoas que trabalharam em Grand Theft Auto V, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Star Wars Battlefront 2 e Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Valve vai criar o seu próprio dispositivo VR (e um jogo Half-Life VR)

Os primeiros rumores que apontavam a um dispositivo de realidade virtual desenvolvido pela Valve apareceram no ano passado, acompanhados de imagens de um potencial protótipo.

Talvez mais interessante ainda é o facto do dispositivo vir acompanhado de uma espécie de half-Life VR, jogo de que se começou a falar em 2016, que poderá ser uma prequela e o primeiro Half-Life lançado desde 2007.


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, amante de comics e obcecado pelo que acontece numa galáxia muito distante. Podes segui-lo em @Darthyo

Share