Vingadores: Endgame – O Final Explicado

A Infinity Saga chegou ao fim com os épicos eventos de Vingadores: Endgame, por isso vamos analisar os maiores momentos do final do filme e explicar a situação de cada uma dos personagens a partir daqui.

Atenção, seguem-se SPOILERS para Vingadores: Endgame

Capitão América é digno do Mjolnir

Vamos começar pelo momento onde Hulk estala os dedos para fazer regressar os que tinham desaparecido, que leva ao ataque de Thanos do passado aos Vingadores. Muita coisa acontece durante esta batalha, mas um dos momentos mais significativos é quando Capitão América levanta finalmente o martelo de Thor. Ele quase que não conseguia movê-lo em Era de Ultron, o que mudou entretanto? A teoria atual sugerida pelos fãs diz-nos que Cap não conseguia levantar o martelo porque guardava o segredo de que Bucky tinha matado os pais de Tony Stark, mas ao tê-lo confessado em Guerra Civil, fê-lo digno de o levantar.

O sacrifício de Homem de Ferro

A batalha termina finalmente quando Homem de Ferro executa o Snap para dizimar Thanos e o seu exército. Infelizmente, teve o seu custo, uma vez que as Stones eram uma ferramenta demasiado pesada, levando à morte de Tony Stark, que não resiste aos ferimentos.

Mais tarde, no funeral de Tony, vemos todos os heróis que conseguiram sobreviver e todos aqueles que eram importantes para Tony, incluindo Harley Keener, o rapaz de Homem de Ferro 3.

Tony deixa o seu legado a Morgan Stark, que certamente herdou a propensão do seu pai a comentários sarcásticos e resistência à autoridade. Existe um Morgan Stark nos comics, mas trata-se de um homem adulto. O primo invejoso de Tony Stark que lhe quer roubar a empresa de família. Talvez a Morgan Stark do UCM siga o seu próprio caminho, e quem sabe, talvez um dia vista a armadura, tal como o seu pai.

Os novos amigos de Thor

Relativamente a Thor, ele nomeia Valkyrie como governante de New Asgard na Terra e junta-se à equipa de Guardiões da Galáxia. Em tom de brincadeira, Thor apelida a equipa de “Asgardians of the Galaxy,” mas este é mesmo o nome de uma banda desenhada, real! Tem um elenco totalmente diferente, mas também segue um grupo de viajantes do espaço da Marvel. Não nos surpreendia ver Chris Hemsworth a continuar a interpretar Thor como personagem principal em Guardiões da Galáxia, Vol. 3 (James Gunn está de volta!).

A procura por Gamora?

Vemos Peter Quill a procurar, na nave dos Guardiões, talvez, pela versão de 2014 de Gamora. Ao que tudo indica, a Gamora sacrificada por Thanos em troca pela Soul Stone não vai voltar, tal como Black Widow. Como explicou Hulk, nem a Infinity Gauntlet pode trazer alguém de volta que tenha morrido dessa maneira. Talvez Guardiões 3 conte com uma aventura de procura por esta versão de Gamora.

Steve recebe finalmente a sua dança

Peggy Carter e Steve Rogers em Capitão América: O Primeiro Vingador.

Como todos nos lembramos, Capitão América: O Primeiro Vingador terminou com Steve a dizer a Peggy Carter que precisa de adiar aquela dança. Agora, depois de todos estes anos, Steve consegue finalmente cumprir com o que prometeu ao viajar no tempo para viver de forma natural, ao lado de Peggy. Sim, as regras previamente definidas da viagem no tempo em Endgame tornam este final bastante confuso, mas o resultado final é que Steve está vivo no presente mas na sua versão idosa, feliz por ter vivido uma vida longa com Peggy,

Steve vai, provavelmente, sair de cena do futuro do UCM, mas não é demais mencionar que num momento em particular nos comics foi-lhe retirado o soro de super-soldado, tendo-se tornado num idoso e manteve-se como diretor da SHIELD. Ele até se tornou novamente no Capitão América quando foi rejuvenescido pelo Cosmic Cube, por isso existe um precedente para o regresso de Steve, mais novo, pronto para batalha.

Um novo Capitão América

O último gesto de Steve foi passar o testemunho a Sam Wilson, entregando-lhe o escudo de Capitão América, algo que acontece nos comics. Bucky serviu como Capitão América nos comics por um tempo, mas ficou claro que ele aprova a passagem do manto de Capitão América para Falcão no filme. O novo serviço streaming da Disney vai contar com uma série chamada Falcon & Winter Soldier, talvez a história colocará os dois a continuar o legado de Capitão América. Talvez desta forma possamos ver os dois a utilizar o icónico escudo.

Hawkeye

Por falar em Disney+, as aventuras de Hawkeye também vão continuar numa nova série. Agora que tem a sua família de volta, ele vai passar o arco e flecha para um novo Hawkeye, chamado Kate Bishop.

WandaVision

E mesmo que não tenhamos visto Visão em Endgame, ele vai protagonizar uma nova série do Disney+ juntamente com Wanda Maximoff chamada WandaVision. Tal como vimos em Guerra do Infinito, ficámos com a ideia de Shuri ter completado o download da mente de Visão, por isso é possível que este seja reconstruido no início da série.

Loki está vivo?

Mas não ficamos por aqui! Há outra série da Disney+ que contará com Loki. Todos os sinais apontam para que Loki esteja morto na timeline principal, mas o roubo da Tesseract permitiu que a versão do passado de Loki escapasse. Poderá isso significar que ainda está vivo? É possível que a série possa mostrar para onde foi.

The Young Avengers

Não existe uma série da Disney+ ou filme anunciado para os Young Avengers, mas não podíamos deixar de reparar que o palco está montado para que eles se estreiem no UCM. Com Cassie Lang como adolescente, ela pode vestir o fato de Stature, e Kate Bishop também está prestes a chegar, o que torna possível, e não difícil, juntar o resto do gang.

Filme Marvel totalmente feminino

Não fomos só nós que reparámos, pois não? A sequência onde todas as heroínas se juntam pode ter sugerido a junção de uma equipa de Vingadoras, vinda dos comics A-Force. A atriz que interpreta Valkyrie, Tessa Thompson, disse numa entrevista que têm existido conversações com Kevin Fiege sobre isso, por isso deverá ser uma questão de tempo até se tornar em realidade.

O som no fim em vez de uma cena pós-créditos

Apesar de não termos tido uma cena pós-créditos como manda a tradição, a Marvel incluiu um som no fim dos créditos, juntamente com o logo da companhia. Trata-se, provavelmente, do barulho do martelo de Tony Stark enquanto constrói a sua primeira armadura de Homem de Ferro na sua cave. Em vez de pavimentar o caminho do que aí vem, a Marvel escolheu prestar um tributo à morte de Homem de Ferro, lembrando-nos do momento em que tudo começou. Ou talvez seja uma pista de que alguém irá pegar no seu manto, e martelo, e seguir os passos de Homem de Ferro?


Vingadores: Endgame está finalmente em exibição nos cinemas de norte a sul do país, ilhas inclusive. Para mais sobre o filme, podem ver aqui a nossa análise, bem como todos os Easter Eggs e Referências do culminar da Infinity Saga.


Pedro Ferreira é produtor de conteúdos do IGN Portugal. Podes segui-lo no Twitter e Instagram

Share