Vingadores: Endgame – Realizadores explicam como pode continuar AQUELA personagem no UCM

Aviso: Seguem-se SPOILERS para Vingadores: Endgame.



Vingadores: Endgame colocou um ponto final bastante definitivo na jornada de Steve Rogers no UCM, com Cap a viajar para o passado para devolver as Infinity Stones aos seus devidos lugares e a escolher permanecer no passado, para, finalmente, poder ter direito aquela dança com Peggy Carter.

Este final levanta algumas questões bastante relevantes em relação à natureza das viagens no tempo no Universo Cinemático da Marvel, e como é possível que Steve permaneça no passado sem criar um enorme paradoxo. Mas os realizadores Joe e Anthony Russo estão determinados em explicar porque é que a decisão do Capitão América faz sentido, e que há mais sobre essa história para além do que os fãs viram no filme.

Os Russo discutiram as implicações da decisão de Steve durante uma entrevista com o Entertainment Weekly. De acordo com Joe, Steve criou uma linha temporal alternativa ao escolher ficar no passado.

“Se Cap fosse para o passado e lá ficasse a viver, criaria uma realidade alternativa paralela,” disse Joe.

“A questão então é, como é que ele regressa a esta realidade para entregar o escudo?”

A implicação é que a viagem de Cap pelo tempo e o seu regresso ao UCM regular é uma grande história que pode ser contada no futuro. Joe sugeriu:

“Talvez haja aí uma história. Existem várias camadas que compõem este filme, e passamos três anos a pensar nisso, por isso é divertido falar sobre o assunto e, esperamos, poder preencher os vazios, para que as pessoas possam entender o nosso raciocínio.”

Os realizadores revelaram ainda que Bucky Barnes já conhece a decisão de Steve quando lhe diz adeus, mas Sam Wilson não sabe de nada. Isto explica porque é que Bucky tem uma reação tão emotiva à partida de Steve, e porque é que o Steve mais velho passa a maior parte do seu tempo a voltar a ligar-se a Sam.

Por falar nesse Steve mais velho, os Russo revelaram ter usado uma combinação de próteses faciais e CGI para transformar Chris Evans num cidadão sénior.

“Obviamente, se não funcionar de forma perfeita, isso pode minar a intencionalidade emocional da cena,” disse Anthony.

“Fizemos muitos efeitos práticos, por isso era um trabalho de maquilhagem bastante complexo que foi exponenciado pelo CG, porque certamente existem coisas que não consegues fazer só com maquilhagem, para tornar Cap credível com aquela idade.”

A dupla de realizadores nada disse se, e quando, os fãs vão poder ver o desenrolar desta história de Cap que ficou por contar. É possível que tudo seja esclarecido durante a série de Falcon e Winter Soldier que será exibida no Disney+.

Como destaca o EW, a série animada What If? do serviço pode também, potencialmente, girar em torno da viagem de Steve pelo tempo.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share