DayZ com classificação recusada na Austrália por uso de drogas que ainda não faz parte do jogo

A Australian Classification Board recusou classificar o survival shooter da Bohemia Interactive, DayZ, criando um cenário de confusão que o IGN continua a tentar desvendar.

DayZ viu a sua classificação negada a 4 de junho deste ano, devido a “uso de substâncias ilícitas ou prescritas relacionadas com incentivos ou recompensas,” um impedimento que persiste na Austrália, apesar das reformas impostas em 2013.

“Uma das opções para restaurar o vida do jogador é um charro de marijuana, descrito como ‘cannabis’, que faz parte do inventário do jogador representado por uma folha de cannabis,” explica o relatório, segundo o Kotaku.

“O uso de drogas (marijuana) como incentivo ou recompensa durante o gameplay excede o que pode ser acomodado na classificação R18+, e, por esse motivo, a classificação deve ser recusada.”

O maior mistério aqui é que, segundo os jogadores de DayZ, a cannabis ainda nem sequer foi oficialmente implementada no jogo nesta altura, e parece apenas disponível através de mods para PC. Apesar disto, o jogo deixou de estar disponível nas lojas de ambas as consolas na Austrália. O IGN já contactou a Bohemia Interactive em busca de um comentário.

DayZ foi oficialmente lançado para PC em dezembro de 2018, depois de 5 anos em Early Access no Steam.


Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC. Podes segui-lo em @KaikaneTR

Share