Morreu o criador do Konami Code

Faleceu Kazuhisa Hashimoto, o criador do lendário código de “cheats” que ficou conhecido como Konami Code. Tinha 61 anos de idade.

A notícia da sua morte foi avançada pelo compositor Yuji Takenouchi, que colaborou com Hashimoto na Konami, através de uma mensagem no Twitter anunciando o falecimento de Hashimoto na noite passada (25 de fevereiro). Takenouchi diz esperar que o amigo “continue a desenvolver jogos nos céus”.

Hashimoto trabalhou na Konami durante os anos 80 e 90, em equipas que desenvolveram jogos clássicos como Snatcher, Gradius, Life Force e ISS, no entanto, ficou famoso maioritariamente pelo desenvolvimento do Konami Code, uma combinação de inputs que abria o acesso a poderosos truques nos jogos da editora.

O código – cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, Start – foi implementado por Hashimoto na versão NES de Gradius, jogo que foi considerado demasiado difícil durante o playtesting, O código dava aos jogadores um set completo de power ups, tendo sido usado numa dezena de outros jogos ao longo dos anos. A sua utilização mais famosa é no jogo Contra, onde recompensava os jogadores com 30 vidas.

O código tornou-se tão conhecido que pode ser encontrado em títulos que não são da Konami. O seu alcance na cultura popular chegou a jogos como Fortnite, League of Legends ou Rocket League. Até o Netflix tem um menu secreto que pode ser acedido com um código similar.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share